terça-feira, janeiro 29, 2008

Despertar de um campeão

2:30 - ir dormir depois de fazer algumas alterações em um programa.
5:40 - acordo para pegar o ônibus para a Unicamp.
5:41 - fico praguejando contra a maldita vida que me faz levantar nesse horário.
5:42 - checo e vejo que o programa continua com problemas.
6:20 - saio de casa embaixo de chuva, e encaro a subida da brigadeiro até o metrô
6:45 - mais chuva do metrô até onde espero o ônibus.
6:50 até as 7:05 - duas pessoas ao meu lado discutindo o "conteúdo marxista nas letras de Bob Marley".
6:50 até as 7:05 - eu imaginando como o mundo devastado sem nenhuma pessoa do I am Legend seria um lugar maravilhoso para viver.
8:50 (aproximadamente) - acordo num susto e vejo que perdi o ponto na Unicamp. Tenho que voltar andando cerca de 1 kilômetro. Mas podia ser pior. Poderia ter parado no ponto da Facamp e dar de cara com o João Manuel.
Em vista disso até que o dia começou bem.

Guerra de Trincheira

Avançando 3 passos e recuando 2 a cada dia na revisão do artigo. Batalha complicada.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Indústria da música

Nos últimos tempo uma invasão de notícias sobre a queda na venda de cds de música. O suspeito de sempre é a troca de músicas online. Esse argumento é enfraquecido por alguns estudos . Mas nem é preciso apelar para esse argumento. É só ir em qualquer loja de cds para ver o real motivo. Não há nenhum lançamento que valha a pena ser comprado.
E meu argumento é que quem matou a própria indústria da música foi a própria indústria da música. O grande problema é que todo lançamento é baseado em uma série de estudos sobre o que o público quer comprar. E as bandas são feitas sob encomenda (só os idiotas que leem uma certa coluna da folha é que acreditam na "originalidade" destas bandas de indie rock). O grande problema é que no final o resultado é tão sem personalidade que ninguém vai comprar um lançamento que é igual a todos os outros.
Nada contra o capitalismo, mas música sob encomenda só funciona em alguns mercados bem específicos, como por exemplo sertanejo, pagode, etc. E nesses casos a pirataria tem um efeito indireto - reduzindo as vendas se reduz o dinheiro disponível para a "divulgação na mídia", também conhecida como jabá. E aí o ciclo se completa.
Outro problema é que a tecnologia esta pasteurizando tudo. É só ouvir qualquer cantora de MPB atual para perceber que todas cantam da mesma forma, em boa parte pelo uso abusivo dos programas de correção de voz.
Nenhum destes problemas é novo (nem a cópia ilegal - lembre-se das suas compilações em fita cassete), mas essa música de encomenda está matando a arte, o que vale a pena ser ouvido.
Depois que comprei minhas coleções da Impulse! raramente comprei algum cd que valesse a pena. E a própria história da Impulse é um contraponto a esta indústria da música de encomenda.

domingo, janeiro 27, 2008

A miséria sem fim

Eu já ia escrever algo a respeito, mas o Reinaldo Azevedo escreveu muito bem sobre a situação absurda sobre o Incra, relatada pela matéria do Estado de São Paulo. O Incra só permite o uso dos assentamentos para agricultura de subsistência, e assim o assentado é proibido legalmente como fornecedor de uma agroindústria. É tão absurdo que mesmo nos tempos atuais do governo Lula desafia toda a lógica. O Incra quer que seus assentados permaneçam na miséria.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Novas Aquisições - Libor Market Model




The LIBOR Market Model in Practice (The Wiley Finance Series) by Dariusz Gatarek, Przemyslaw Bachert, and Robert Maksymiuk

quarta-feira, janeiro 23, 2008

O desafio do pé de porco

As idéias e seus fins.

O desafio do pé de porco

Onde 2+2=5.

Leitura do Dia - Markov switching models

A leitura do dia é um reviews bem completo sobre o estado atual dos modelos de mudança markoviana, com algumas aplicações:

Markov switching models
Franck Arnaud
20 aout 2007
Les modeles a changements de regime markoviens ont connu un fort developpement depuis leur redecouverte par James Hamilton a la fin des annees 1980. A cette epoque, les macro-econometres disposaient de peu d’outils de modelisation des series temporelles hors des modeles ARIMA. Hamilton (1989),reprenant et ameliorant des travaux de Quandt, propose un modele non-lineaire mais stationnaire du PNB
americain, developpe la theorie et l’estimation par maximum de vraisemblance. Il expose aussi l’impact de ce nouveau modele sur la croissance de long-terme, ce qui sera de fac¸on etrange, le point le moins repris de ce papier fondateur. A l’inverse, la capacite de ces modeles a fournir une datation du cycle economique a ete particulierement reprise dans la suite. La fin des annees 1990 a vu un developpement tres important de
l’emploi de ces modeles, dans les domaines macroeconomiques et financiers, ainsi qu’une diversification massive, par exemple la synthese avec les modeles a facteurs communs.
Actuellement, ces modeles sont utilises par tous les organismes de conjoncture comme un outil indispensable a l’analyse du cycle economique. C’est un outil complementaires a d’autres, tels que l’extraction de l’output-gap, puisque, par exemple, ses performances predictives n’ont pas entierement convaincu la communaute d’utilisateurs.
Ce document propose de recapituler rapidement les caracteristiques de ces modeles. Aucune nouveaute n’est proposee ici : il s’agit d’une synthese, necessairement incomplete, sur cette classe de modeles. Le
corps du document presente les modeles, leurs proprietes et plusieurs methodes d’estimation, avant de s’interesser a des exemples concrets, dans les domaines macro-economiques et financiers. L’annexe est particuli erement developpee : y sont relegues, de fac¸on quelque peu desordonnee, de nombreux points plus ou moins importants. Neanmoins, on y trouve une section presentant (plus ou moins) rapidement un grand nombre de documents, structuree autour des sous-classes de modelisation.

I am Legend

Neste fim de semana consegui uma folguinha e fui assistir I Am Legend. A terceira filmagem de I Am Legend de Richard Matheson, e olha que The Omega Man é um dos clássicos da ficção científica dos anos 70.
Eu gostei bastante do filme e acho que ele é o que melhor reflete a sensação de um mundo desolado.
Will Smith está se tornando o Charlton Heston de nossos tempos; I, Robot é outro bom filme de ficção científica. Com mais um teria uma trilogia clássica como a do Charlton Heston - Planet of Apes, The Omega Man e Soylent Green.

terça-feira, janeiro 22, 2008

A saga de Arturo Bandini

Hoje semi-acordado no ônibus pensava sobre os livros mágicos, aqueles que sempre despertarão uma emoção quando são relembrados. Entre estes livros acho que toda a saga de Arturo Bandini escrita por John Fante entra nesta categoria, em especial Ask The Dust e The Road to Los Angeles. O que é mais notável e que cada capítulo é tão cheio de vida que nos transporta para as emoções que representa. Uma escrita tão simples e tão poderosa.
A edição americana que eu tenho de Ask the Dust é uma original da Black Sparrow Press, com o prefácio de Charles Bukowski:

."Then one day I pulled a book down and opened it, and there it was. I stood for a moment, reading. Then like a man who had found gold in the city dump, I carried the book to a table. The lines rolled easily across the page, there was a flow. Each line had its own energy and was followed by another like it. The very substance of each line gave the page a form, a feeling of something carved into it. And here, at last, was a man who was not afraid of emotion. The humour and the pain were intermixed with a superb simplicity. The beginning of that book was a wild and enormous miracle to me."

"Yes, Fante had a mighty effect upon me. Not long after reading these books I began living with a woman. She was a worse drunk than I was and we had some violent arguments, and often I would scream at her, `Don't call me a son of a bitch! I am Bandini, Arturo Bandini!'

Tenho que agradecer ao Bukowski; tanto pela sua literatura quanto pelos autores mágicos que ele me apresentou, entre eles Knut Hamsun e Louis-Ferdinand Celine.

mais uma noite em claro

Mais uma noite em claro, trabalhando nas simulações do artigo (espero que seja a ultima) e resolvendo uma lista de exercícios. Isso em Janeiro.
Que vida.

sábado, janeiro 19, 2008

Detalhes



Mais alguns detalhes e a revisão está pronta. O engraçado é que acho que perdi tanto tempo arrumando gráficos do que escrevendo os algoritmos. Mas fiquei realmente impressionado com os resultados, e acho que vai adicionar algo a literatura.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Leitura do Dia - Stealth trading

Um artigo bem interessante sobre um tema estratégico em operações de mercado:

An analysis of trade-size clustering and its relation to stealth trading
Gordon J. Alexander, Mark A. Petersonb

Abstract
NYSE and Nasdaq trades increasingly cluster on multiples of 500, 1,000, and 5,000 shares. Such
clustering varies over time and across stocks, and tends to increase with the level of trading activity.
Furthermore, rounded trades tend to have more persistence both in occurrence and in trade
initiation. Finally, medium-sized rounded trades tend to have greater relative price impact than large
rounded trades. From these observations we surmise that trade-size clustering is consistent, at least in
part, with the actions of stealth traders who tend to use medium-sized rounded transactions in an
attempt to disguise their trades.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Bem hoje

Sun Microsystems adquire a MySQL AB


Bem hoje que eu entrei comprando no mercado.

Apostando corrida

Na revisão de artigo que estou fazendo, tenho que analisar um banco de dados com mais de 5800 dias, e para cada dia eu tenho que rodar 4 métodos. Estou analisando o mesmo banco de dados por duas formas, uma no meu desktop e no meu laptop. A análise no laptop contém a anterior mais uma etapa adicional de otimizações e restrições, e assim é mais pesada computacionalmente.
Tanto meu laptop como meu desktop tem 512 ram de memória, e o desktop é um P4 2 giga, enquanto que meu notebook é um Pentium M com 1.7 giga de processador.
O sistema operacional do desktop é um win XP, e do note um linux. O programa é feito em R, mas consulta um banco de dados MySQL para pegar os dados de cada dia. Pelos meus cálculos o programa no Linux roda cerca de 2.5 vezes mais rápido do que no XP.
Seria legal colocar na comparação meu servidor de pesquisa, que roda um XP 64 bits em um Athlon 3200 de 64 bits com 1 giga de ram, mas ele está rodando uma outra simulação de monte carlo.

Dica - Option Pricing With Excel

Para quem está iniciando o estudo de finanças, uma parte importante é a implementação dos métodos de precificação de opções. E para muitas pessoas a ferramenta mais utilizada é o Excel. Para isso o seguinte capítulo é bem interessante:

Option Pricing With Excel

Leitura do Dia- Extração de informações de mercado e monografias.

The informational content of option-implied distributions: Evidence from the Eurex index and interest rate futures options market
Sascha Wilkens a,⁎, Klaus Röder b
Department of Finance, University of Münster, Germany
epartment of Finance, University of Regensburg, Germany

Abstract
Based on a large set of transactions data for Eurex DAX and Euro-Bund-Future options, this paper addresses the informational content of option-implied volatility, skewness, and kurtosis. Implied risk-neutral
distributions (RND) are derived via the original Black/Scholes model, the Gram/Charlier series expansion
approach proposed by Corrado and Su [Corrado, C. J., Su, T. (1996). Skewness and kurtosis in S&P 500 index returns implied by option prices. The Journal of Financial Research 19, 175–192.], and models based on mixtures of two and three log-normal distributions. While implied volatilities are proven to be superior to
historical estimates in terms of forecasting ability in the majority of cases, for instance, neither option-implied skewness nor kurtosis of the advanced models seem to contain any information on the underlyings' future realized moments.


A extração de informações e expectativas de dados de mercado é uma área com grande appeal de mercado e acadêmico, além da parte computacional existem uma série de tricks para fazer a análise. Já orientei duas excelentes monografias sobre extração de informações do mercado de câmbio, usando distribuições neutras ao risco e volatilidade implícita, similar ao realizado no artigo acima:
Roberto Augusto Belchior da Silva Filho. Uma Abordagem Paramétrica de Extração de Informação Implícita em Opções Cambiais no Mercado Brasileiro.
Rogério Belia Kashiwakura. A dinâmica da superfície de volatilidade implícita
Agora precisamos fazer os artigos. Com sorte consigo montar os artigos neste primeiro semestre.


terça-feira, janeiro 15, 2008

revisando

O dia todo revisando um artigo para resubmissão. A parte mais pesada foi feita, mas ainda falta a revisão de texto, que é a parte mais chata.
Acho que a pior parte de revisar artigo é que em geral vc revisa um artigo cerca de um, um ano e meio depois da primeira versão. E ao menos comigo nesse intervalo já estudei o assunto bem mais a fundo, e em boa parte dos casos faria todo o artigo de uma forma bem diferente. Mas não dá para resubmeter um artigo todo refeito, e a vida tem outras demandas.

sábado, janeiro 12, 2008

Novas Aquisições - Asimov Nemesis


Nemesis, Isaac Asimov.
Eu conhecia bem as sagas do Asimov, como a saga dos Robôs e Fundação. Mas fiquei absolutamente deslumbrado com as obras independentes, como The Gods Themselves. E tenho certeza que esse será outro livro neste patamar.

Novas Aquisições - Finanças e Simulação




Martingale Methods In Financial Modelling - Marek Musiela e Marek Rutkowski
Stochastic Simulation - Soren Asmussen e Peter Glynn
Finite Diference Methods in Financial Engineering - Daniel Duffy.




Finalmente chegou esta remessa. O livro do Musiela e Rutkowski é uma análise teórica baseada na precificação via martingales, e contém boa parte dos modelos mais relevantes. Os trabalhos do Musiela tem gerado um onda de desenvolvimentos teóricos na precificação de ativos.
O livro de simulação estocástica fornece uma abordagem mais detalhada em alguns aspectos de simulação de Monte Carlo que são apenas citados em outros livros, como por exemplo simulação de eventos raros e processos de Levy.
O livro do Duffy oferece uma mistura de discussão teórica de precificação por diferenças finitas e os aspectos práticos, e nesse sentido é um livro excepcional. Eu não sou especialista em diferenças finitas (sou um cara de Monte Carlo), mas é importante ter a visão comparativa.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Novo banco de dados


Depois de trabalhar como um escravo, ficou pronto o novo banco de dados de yield curve baseados em dados de Treasury STRIPS. STRIPS são títulos zero-coupon e tem um range de maturidades muito amplo.
Mais de 400000 mil cotações desde 1987. Dá pra brincar um pouco.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

20 anos de Perl


Em dezembro de 2007 foram comemorados os 20 anos da linguagem Perl. O desenvolvimento da linguagem Perl foi imenso nestes 20 anos, e na minha opinião é a linguagem mais completa de todas. Pelo simples motivo que permite que você resolva todos seus problemas de programação de uma forma rápida, eficiente e bonita.
O uso de Perl em aplicações financeiras e gestão de dados é generalizado, e uma aplicação em que Perl é muito usado é em Bioinformática.
Na figura temos a capa do Programming Perl, que é o melhor e mais divertido livro de programação escrito em nosso universo.
Uma extensão particularmente impressionante do Perl é o PDL - Perl Data Language, que permite manipular e trabalhar com matrizes imensas de dados numéricos.

Leitura do Dia - Nonparametric option pricing under shape restrictions

A leitura do dia de hoje é um dos meus artigos favoritos em finanças. A motivação é intuitiva, os resultados são úteis e gerou toda uma linha de pesquisa.


Nonparametric option pricing under shape restrictions
Yacine Ait-Sahalia, Jeferson Duarte
aDepartment of Economics, Princeton University and NBER, Princeton, NJ 08544-1021, USA
bDepartment of Finance and Business Economics, University of Washington, 267 MacKenzie Hall,
Box 353200, Seattle, WA 98195-3200, USA

Abstract
Frequently, economic theory places shape restrictions on functional relationships between economic variables. This paper develops a method to constrain the values of the 2rst and second
derivatives of nonparametric locally polynomial estimators. We apply this technique to estimate
the state price density (SPD), or risk-neutral density, implicit in the market prices of options.
The option pricing function must be monotonic and convex. Simulations demonstrate that nonparametric estimates can be quite feasible in the small samples relevant for day-to-day option pricing, once appropriate theory-motivated shape restrictions are imposed. Using S&P 500 option prices, we show that unconstrained nonparametric estimators violate the constraints during more than half the trading days in 1999, unlike the constrained estimator we propose.

Keywords: State price density; Kernel; Local polynomials; Regression; Constraints; Monotonicity; Convexity

Finalmente

Depois de 27 dias de processador em 100%, terminei o calculo das volatilidades realizadas.
Agora é só realizar as análises e escrever os artigos. A parte fácil.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Humor Nerd

Crossover de personagens e o fim

A morte e a morte de Violeta e Chaninski

O texto é excelente. Mas o que eu vou ler agora com este duplo fim?

Leitura do Dia - Memória Longa e Wavelets

Excelente leitura para interessados em memória longa e wavelets.


Wavelet Analysis of Nonlinear Long Range Dependent Processes. Applications to Financial Time Series
Gilles Teyssiere1 and Patrice Abry
1 Laboratoire de Statistique Appliquee et MOdelisation Stochastique (SAMOS),
Universite Paris 1. stats@gillesteyssiere.net
2 Laboratoire de Physique,Ecole Normale Superieure de Lyon, CNRS UMR 5672.
Patrice.Abry@ens-lyon.fr


Summary. We present and study the performance of the semiparametric wavelet estimator for the long{memory parameter devised by Veitch and Abry (1999). We compare this estimator with two semiparametric estimators in the spectral domain, the local Whittle (LW) estimator developed by Robinson (1995a) and the \log{ periodogram" (LP) estimator by Geweke and Porter{Hudak (1983). The wavelet estimator performs well for a wide range of nonlinear long{memory processes in the conditional mean and the conditional variance, and is reliable for discriminating between change{points and long{range dependence in volatility. We also address the issue of selection of the range of octaves used as regressors by the weighted least squares estimator. We will see that using the feasible optimal bandwidths for either the LW and LP estimators, respectively studied by Henry and Robinson (1996) and Henry (2001), is a useful rule of thumb for selecting the lowest octave. We apply the wavelet estimator to volatility series of high frequency (intra{day) Foreign Exchange (FX) rates, and to the volatility and volume of stocks of the Dow Jones Industrial Average Index.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Kubrick

Bela reportagem do Estadão sobre os 80 anos de Kubrick.

Um desejo que sempre tive foi assistir 2001 e Laranja Mecânica em um cinema de verdade. Acho pouco provável que eu consiga pegar um ingresso no Centro Cultural São Paulo, e na verdade é a exibição em DVD em uma sala grande, mas não custa tentar. A programação da mostra sobre o Kubrick aqui no link.

Dragon Ball

'Dragon Ball' ganhará filme com atores reais

Também tem a ficha no IMDB.

O Anime favorito da casa (série, como filme na lista entram Ghost in the Shell e Akira).
Melhor luta de todos os tempos - Goku contra Freeza no planeta que está explodindo. E a cena mais genial em um anime - quando o Trunks corta o Freeza ao meio e a tela se divide.

O diretor do filme é o James Wong, que dirigiu e escreveu os melhores episódios de Millenium, que é a série favorita da casa. Em especial o episódio The Time is Now , que fechava a segunda temporada e é genial. Esse episódio foi tão bom que não souberam o que fazer depois dele e acabou de certa forma matando a série na terceira temporada.

Leitura do Dia - Model-Free Implied Volatility

Construction and Interpretation of Model-Free Implied Volatility

Torben G. Andersen, Oleg Bondarenko

NBER Working Paper No. 13449
Issued in September 2007

---- Abstract -----

The notion of model-free implied volatility (MFIV), constituting the basis for the highly publicized VIX volatility index, can be hard to measure with accuracy due to the lack of precise prices for options with strikes in the tails of the return distribution. This is reflected in practice as the VIX index is computed through a tail-truncation which renders it more compatible with the related concept of corridor implied volatility (CIV). We provide a comprehensive derivation of the CIV measure and relate it to MFIV under general assumptions. In addition, we price the various volatility contracts, and hence estimate the corresponding volatility measures, under the standard Black-Scholes model. Finally, we undertake the first empirical exploration of the CIV measures in the literature. Our results indicate that the measure can help us refine and systematize the information embedded in the derivatives markets. As such, the CIV measure may serve as a tool to facilitate empirical analysis of both volatility forecasting and volatility risk pricing across distinct future states of the world for diverse asset categories and time horizons.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

primeiros resultados


Primeiros resultados. A volatilidade implícita foi construída de uma forma muito simples, mas já dá ver a cara dos resultados.

Informação sem limites


Meus 500 giga portáteis.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Motores a todo vapor

Depois de toda este sossego de final de ano, coloco os motores a todo vapor. Copie todos meus bancos de dados para meu hd portátil, e agora posso brincar a vontade com eles em qualquer lugar sem a lentidão do acesso pela rede.
Fiz quase todos os programinhas para o segundo artigo de microestrutura de mercado, e os resultados preliminares são interessantes. O único problema é que as estimações demoram uma eterninade, e meus dois servidores já estão ocupados com outros cálculos pesados por mais uns 5 dias. Mas dá para esperar.

Clima e desenvolvimento

O Philipe, do blog Matizes Escondidos fez uma análise interessante sobre a discussão do clima sobre o desenvolvimento de uma região. Usando dados IDH e latitude de munícipios brasileiros, ele encontra uma relação negativa entre a latitude e o IDH, é bem explicada no post:

"Existe na literatura sobre crescimento econômico uma discussão sobre a influência do clima de uma região em seu desenvolvimento (ver The Mistery of Economic Growth, de Elhanan Helpman, para uma síntese).

Uma dessas possíveis vias de influência se daria da seguinte forma (muito simplificadamente): em regiões de clima mais frio, culturas como o do trigo prosperam. Essas atividades se desenvolveriam em propriedades médias e pequenas, determinando uma distribuição de renda mais equitativa, com formação de uma vasta classe média. Tudo isso, por sua vez daria origem a um arcabouço institucional que protegeria a propriedade privada, incentivaria a atividade produtiva, etc.

Já em regiões de clima quente, seriam culturas como a da cana-de-açúcar que prosperariam. Essas culturas são realizadas em propriedades grandes (plantation), geralmente com trabalho cativo, o que proporcionaria a formação de uma sociedade de (poucos) proprietários, (muitos) pobres e uma classe média reduzida. Uma sociedade assim, segue o argumento, dá origem a um arcabouço institucional que não estimula a produção, nem estende a todos os seus membros o direito de propriedade, etc.

Teríamos assim que, segundo esse raciocínio, a influência do clima no desenvolvimento econômico se daria da seguinte forma: o clima determina a estrutura produtiva básica de uma região, essa estrutura produtiva determinaria suas instituições, e essas instituições, de acordo com suas características, influenciariam o desenvolvimento econômico."

E no post ele também coloca a regressão com os resultados. Na minha experiência com os dados de muncípios de Brasil, eu trabalharia com uma regressão não-linear, já que existe uma série de resultados apontando para uma relação não-linear entre renda e desenvolvimento no Brasil, ligada ao processo de formação de clubes de convergência de renda. Eu fiz uma regressão não-paramétrica rápida para ilustrar a diferença com os resultados do Philipe:

























Na minha regressão existe uma região com relação positiva entre latitude e renda, embora a relação seja negativa para uma boa parte dos municípios. Seria interessante controlar por outras características do município não-ligadas ao clima (e também adicionar outros controles de clima). mas os resultados do Philipe são bem interessantes e se trabalhados dariam um artigo bem legal.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Leitura do Dia - cointegração Fracional

Local Whittle Analysis of Stationary Fractional Cointegration
and the Implied-Realized Volatility Relation
Morten Ørregaard Nielseny
Cornell University
March 1, 2006
Abstract. We consider local Whittle analysis of a stationary fractionally
cointegrated model. The local Whittle quasi maximum likelihood estimator is
proposed to jointly estimate the integration orders of the regressors, the integra-
tion order of the errors, and the cointegration vector. The proposed estimator
is semiparametric in the sense that it employs local assumptions on the joint
spectral density matrix of the regressors and the errors near the zero frequency.
We show that the estimator is consistent under weak regularity conditions, and,
under an additional local orthogonality condition between the regressors and the
cointegration errors, we show asymptotic normality. Indeed, the estimator is
asymptotically normal for the entire stationary region of the integration orders,
and thus for a wider range of integration orders than the narrow-band frequency
domain least squares estimator of the cointegration vector, and it is superior to
the latter estimator with respect to asymptotic variance. Monte Carlo evidence
documenting the ...nite sample feasibility of our new methodology is presented.
In an application to ...nancial volatility series, we examine the unbiasedness hy-
pothesis in the implied-realized volatility relation.

Compatibilidade de sistemas de arquivo.

Ao comprar o novo disco rígido externo de 500 giga, percebi que teria um problema de compatibilidade de sistemas de arquivo, já que o disco seria usado tanto na minha máquina linux como nos meus servidores win-nt no Ibmec. O problema era em qual sistema de arquivos eu deveria formatar o disco. O natural para o uso em win-nt seria formatar em NTFS, e no linux em ext3 ou algum outro sistema de arquivos do linux. O problema é que o linux padrão só tem acesso de leitura ao NTFS e o win-nt não acessa ext3.
Uma alternativa seria formatar o disco em vfat, com acesso pelos dois sistemas, mas a formatação vfat "natural" é limitada a 4 giga e acima disso o uso de disco por fat é extremamente ineficiente.
Depois de uma pesquisada rápida vi que existem um novo driver de acesso a NTFS pelo linux - ntfs-3g que permite acesso de leitura e escrita para ntfs no linux. Daí a solução foi formatar o disco em NTFS mesmo, o que permitiria o acesso por ambos os sistemas de forma eficiente.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Leitura do Dia - Sports Sentiment and Stock Returns

Impressões sobre 2007

Sobre o ano de 2007.
No lado profissional foi um ano muito bom, e na parte acadêmica a primeira metade do ano foi bem produtiva, mas na segunda metade o cansaço já estava diminuindo um pouco o rendimento do trabalho. As perspectivas parecem bem melhores para 2008 do que eram no início de 2007. Veremos.
No lado pessoal foi um ano muito bom, e nisso tenho que agradecer minha namorada que sempre foi uma fonte de apoio e compreensão extraordinária. Por pior que tenha sido a minha semana, toda vez que via minha namorada, sempre deslumbrante, eu via que tudou valia a pena. No final do ano ficou evidente que eu precisava dar uma boa descansada, e acho que nestes dias deu pra aliviar um pouco a cabeça.
Tirando o foco do meu umbigo, na minha opinião este ano termina com um saldo bem negativo. Embora tenha sido um ano com ótimos resultados econômicos, olhando para o Brasil e para o mundo o saldo total é bem negativo. As ameaças as liberdades individuais (o valor mais importante) foram enormes no mundo todo.
Um pouco de esperança veio no final do ano, com a derrota do Chavez na Venezuela e a derrubada da CPMF aqui no Brasil. Os dois eventos mostram que existe um limite para as demagogias e loucuras.

Televisão nas férias

Você percebe que tem que voltar urgentemente ao trabalho quando descobre que a ESPN transmite o campeonato mundial de salsa. Eu consegui finalizar nestes dias uma série de livros que estavam com a leitura inacabada, mas nestes intervalos de leitura e outras atividades não dá pra escapar muito da televisão ou da locadora de dvds. Ainda mais no ritmo lerdo que tudo fica neste recesso de fim de ano.
Não me lembro de ter visto nenhum filme que prestasse nesse fim de ano, e os filmes clássicos de natal (como o clássico Christmas Vacation) não passaram em nenhum lugar. Mas um seriado legal que assisti nesse fim de ano foi o inglês The It Crowd. Muito bem sacado.

de volta as atividades normais

de volta as atividades normais a partir de hoje.