quinta-feira, janeiro 03, 2008

Compatibilidade de sistemas de arquivo.

Ao comprar o novo disco rígido externo de 500 giga, percebi que teria um problema de compatibilidade de sistemas de arquivo, já que o disco seria usado tanto na minha máquina linux como nos meus servidores win-nt no Ibmec. O problema era em qual sistema de arquivos eu deveria formatar o disco. O natural para o uso em win-nt seria formatar em NTFS, e no linux em ext3 ou algum outro sistema de arquivos do linux. O problema é que o linux padrão só tem acesso de leitura ao NTFS e o win-nt não acessa ext3.
Uma alternativa seria formatar o disco em vfat, com acesso pelos dois sistemas, mas a formatação vfat "natural" é limitada a 4 giga e acima disso o uso de disco por fat é extremamente ineficiente.
Depois de uma pesquisada rápida vi que existem um novo driver de acesso a NTFS pelo linux - ntfs-3g que permite acesso de leitura e escrita para ntfs no linux. Daí a solução foi formatar o disco em NTFS mesmo, o que permitiria o acesso por ambos os sistemas de forma eficiente.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Marcio, nunca me passou pela cabeça tal problema técnico de formatação eficiente para diferentes sistemas com midias externas. Anotada sua solução pq este é o tipo de questão que ninguém aborda ou repara, mas que sempre resulta em alguma perda física da mídia.

6:09 PM  

Postar um comentário

<< Home