quarta-feira, janeiro 16, 2008

Apostando corrida

Na revisão de artigo que estou fazendo, tenho que analisar um banco de dados com mais de 5800 dias, e para cada dia eu tenho que rodar 4 métodos. Estou analisando o mesmo banco de dados por duas formas, uma no meu desktop e no meu laptop. A análise no laptop contém a anterior mais uma etapa adicional de otimizações e restrições, e assim é mais pesada computacionalmente.
Tanto meu laptop como meu desktop tem 512 ram de memória, e o desktop é um P4 2 giga, enquanto que meu notebook é um Pentium M com 1.7 giga de processador.
O sistema operacional do desktop é um win XP, e do note um linux. O programa é feito em R, mas consulta um banco de dados MySQL para pegar os dados de cada dia. Pelos meus cálculos o programa no Linux roda cerca de 2.5 vezes mais rápido do que no XP.
Seria legal colocar na comparação meu servidor de pesquisa, que roda um XP 64 bits em um Athlon 3200 de 64 bits com 1 giga de ram, mas ele está rodando uma outra simulação de monte carlo.