domingo, março 09, 2014

Powerpoint Ban

Duas notícias sobre o banimento do "Powerpoint" - Physics Forum At Fermilab Bans Powerpoint e Jeff Bezos’ PowerPoint prohibition.
Alguns dos melhores seminários que vi foram de matemáticos, que em geral fazem apresentações só usando a lousa.  A apresentação de slides em um seminário ou aula é um piloto automático, diminuindo bastante a reflexão e a interação.
O velho estilo de aula no quadro negro te força a pensar antes de cada aula como é a melhor forma de apresentar o conteúdo, se funcionou ou não na aula passada. Outro ponto importante é que aulas em slides em geral evitam todos os detalhes, os detalhes fundamentais em cursos de métodos. A aula em quadro negro também tem a vantagem que o tempo utilizado durante a escrita é utilizado para a assimilação do conteúdo.
Obviamente é impossível fazer uma apresentação curta em um congresso usando lousa, e da mesma forma apresentar tabelas ou gráficos de resultados. Mas para uma aula ou seminário longo de métodos é definitivamente inferior ao velho quadro negro.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Assinado

1:18 PM  

Postar um comentário

<< Home