quarta-feira, setembro 24, 2008

Emulando e Simulando


O servidor de pesquisa que utilizo usa como sistema operacional base o Windows XP. Por diversas necessidades, já que muitos dos programas que utilizamos aqui estão disponíveis apenas para win ou então a licensa que compramos é para windows.
Entretanto muitos das necessidades que temos envolvem programação, e eu sempre usei como ferramentas o toolkit gcc (gnu compiler). Em parte eu soluciono usando o cygwin, mas nem sempre resolve bem.
Em especial quando reinstalei a quantlib percebi uma perda enorme de desempenho, e alguns problemas de compilação.
Bom, se eu tenho um quadcore, porque não usar um dos processadores para emular uma instalação linux completa ? Foi moleza, só utilizando a QEMU. O processo foi bem simples, basicamente criei uma imagem de disco, baixei um iso do Ubuntu e a partir daí foi rodar a QEMU com a imagem iso do Ubuntu, e a partir daí segue como uma instalação linux usual.
O screenshot mostra o sistema rodando dentro do win. Agora falta instalar o que preciso dentro do Ubuntu, e aí posso realizar as minhas simulações dentro da emulação.