quarta-feira, agosto 08, 2007

Resolução

Em 4 dias consegui resolver mais problemas do que em todo mês de julho. E julho que seria um mês de descanso foi quase mais cansativo que todo o primeiro semestre.
O curso de férias que fiz não vai valer para os créditos do doutorado (graças aos nossos geniais estudantes que adoram invadir lugares públicos e derrubaram o sistema da DAC). Poderia ter aproveitado para descansar, mas como diriam os pós-keynesianos tem um processo não ergódico aqui e não dá para reverter o tempo. Não fiquei muito chateado já que pelo menos submeti alguns artigos que estavam parados e adiantei mais um.
E creio que os cursos que fiz no primeiro semestre me adicionaram muito. Consegui estudar bastante probabilidade, em especial convergência de variáveis aleatórias e processos martingales. Lógico que ainda falta um mundo para ter um conhecimento mínimo, mas já é um bom começo.
O curso de modelos lineares justificou a minha escolha de ter saído da economia para o doutorado em estatística. A visão de modelos de regressão que usamos em econometria é muito limitada, e este curso, em especial a parte de modelos mistos, representou uma grande abertura de horizontes.
É bom perceber que você fez uma escolha acertada.