quarta-feira, agosto 08, 2007

Mercado de Imóveis

Estava meio sumido resolvendo meu problema de moradia. Meu contrato vence no final do mês, e para ir adiantando e aproveitar que agora o doutorado ainda está no ínicio para resolver tudo.
Esse assunto já foi discutido milhares de vezes, mas coloco minha experiência recente sobre aluguel de imóveis. No Brasil o sistema de locação consegue prejudicar ao mesmo tempo o dono do imóvel, que fica sujeito a uma legislação maluca cheia de impedimentos sobre os direitos do dono, e o indivíduo que vai alugar o imóvel, que paga uma pesada sobretaxa sobre o aluguel para compensar os impedimentos que a legislação impõe. Além de toda a dor de cabeça do contrato.
O aluguel do apto anterior foi um parto para sair. O proprietário exigia 20 mil condições. E olhe que usávamos o seguro fiança, que cobre toda as possibilidades possíveis (e quem paga por isso é o locatário). Nisso o contrato de aluguel demorou uns 2 meses para sair, que o proprietário deixou de receber.
Agora o contra exemplo. Essas condições contratuais jogam o preço do aluguel para um equílbrio com o preço de mercado de um flat. No meu caso fechei contrato em um dia com um flat, com qualidade e serviços muito melhores do que meu apartamento antigo, por basicamente o mesmo preço que eu pagaria por um aluguel de um apartamento inferior na mesma região, sem nada de serviços.
Um exemplo de como uma legislação consegue prejudicar a todos, e a solução de mercado com um custo muito menor. Mais um capítulo de "Este é o Seu País, estúpido"