terça-feira, janeiro 07, 2014

Novas Aquisições - Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups





Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups, Volume 1: Classical Results and Geometric Methods
Stochastic Models, Information Theory, and Lie Groups, Volume 2: Analytic Methods and Modern Applications
Gregory S. Chirikjian

Grupos de Lie, Análise de Fourier, Cálculo de Variações, Integração Estocástica, Matrizes Aleatórias, Transporte ótimo, Teoria de Informação e Codificação ... está tudo aí, e até onde li com uma apresentação bastante clara para o nível de dificuldade dos temas abordados. Diversão para os próximos anos.



3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Prezado Sr. Márcio Laurini,

Fico impressionado com a amplitude de seus conhecimentos matemáticos. Quando perguntei ao senhor a cerca de um mês e meio ou dois atrás que faculdade eu deveria cursar (Economia ou Estatística) para que pudesse me enveredar pela econometria, eu estava justamente pensando em como teria condições para assimilar todos os conhecimentos matemáticos exigidos. Você tem doutorado em Estatística, mas isso não parece ser o suficiente para adquirir o conhecimento que o senhor tem. Devo concluir que o senhor é um habilidoso autodidata? Os livros que o senhor sugere, como esse de Gregory, são repletos de conhecimentos matemáticos avançados, o que me leva a crer que alguém para entendê-los deveria ser matemático academicamente formado. Por exemplo, como seguir os passos de economistas matemáticos como Lloyd Shapley ou Leonid Hurwicz? Não é que quero ser uma ganhador do prêmio Nobel, mas ser um estudioso no assunto "Economia Matemática". Terminando um curso de Ciências Econômicas, poderia eu fazer um mestrado e/ou doutorado no IMPA? Esta instituição aceita como pré-requisito a graduação Ciências Econômicas? Ou na FGV (que parece ser 5 longos anos)?

Atenciosamente,

Roberto U.

10:01 AM  
Blogger Márcio Laurini said...

Roberto

Eu com certeza não tenho a formação matemática que eu gostaria, e por isso venho tentando estudar esses temas. Lentamente acho que venho aumentando meus conhecimentos, mas com certeza não é um processo fácil. Tento estudar o mesmo material por várias fontes e visões, e em geral consigo aprender mais relacionando com algum material que eu tenha mais dominío, como econometria ou finanças. Mas é um processo, e pode ter certeza que ainda falta muita coisa.
A questão é sempre procurar o material correto. Por exemplo esses livros do Gregory apresentam os temas com um formalismo menor e muitos exemplos, o que ajuda a entender os temas.
O fundamental é não desistir, e ter claro que não vai ser possível entender tudo de cara.
Eu me arrependo muito de não ter feito mais matérias de matemática durante a graduação e o mestrado, e venho tentando correr atrás do prejuízo.
Não acho que é necessário ser um matemático formado para trabalhar com economia matemática. Acho que a maioria dos economistas matemáticos não é graduado em matemática, mas com certeza durante sua formação fizeram muitos cursos na matemática.
O IMPA não exige graduação em matemática, mas para ser aceito você precisa mostrar domínio matemático, o que é feito tendo um ótimo desempenho nos cursos de verão e nas matérias de mestrado. Em geral na FGV durante o mestrado os alunos fazem cursos no IMPA, que são muito importantes para conseguir ser aceito em um phd no exterior e principalmente para cursar o pdh.

[]s

10:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Laurini,

Muito recentemente, soube da aplicação de métodos estatísticos da física teórica na análise do mercado financeiro. Designaram esta nova área interdisciplinar de econofísica. O que realmente se pode dizer sobre isso? Há realmente compatibilidade entre a física estatística e a economia?

Roberto U.

2:54 PM  

Postar um comentário

<< Home