domingo, janeiro 13, 2013

Novas Aquisições - Yield Curve Modeling and Forecasting: The Dynamic Nelson-Siegel Approach

 Yield Curve Modeling and Forecasting: The Dynamic Nelson-Siegel Approach: Francis X. Diebold and Glenn D. Rudebusch.

Embora eu seja suspeito para avaliar o livro, já que venho trabalhando em extensões e aplicações do modelo NS há um bom tempo, não posso deixar de mostrar minha admiração pela versão final do livro.
A versão dinâmica do modelo de Nelson-Siegel é um modelo com várias características desejáveis - é simples, pode ser utilizada em muitos contextos, é consistente com a teoria (em sua versão afim) e principalmente é muito útil na prática.
O livro mostra todas estas nuances, abordando as questões conceituais, métodos de inferência e todas as extensões. Outro destaque do livro é a discussão sobre a formulação do modelo no contexto de modelos afins na estrutura de Duffie-Kan. O epílogo do livro é ainda mais interessante porque aborda algumas características do modelo que só foram analisadas com rigor recentemente - como as propriedades de aproximação do modelo, como se encaixa na classe de modelos propostas por Joslian et al (2011) e outras questões muito relevantes, como as extensões ainda possíveis para esta classe de modelos.
O livro é extremamente recomendado para todos os interessados em modelagem teórica e prática de curvas de juros, já que aborda basicamente todos os pontos fundamentais em uma discussão extremamente clara.
Leitura obrigatória.