terça-feira, janeiro 08, 2013

Novas Aquisições - The BUGS Book: A Practical Introduction to Bayesian Analysis


The BUGS Book: A Practical Introduction to Bayesian Analysis; David Lunn, Christopher Jackson, Nicky Best, Andrew Thomas and David Spiegelhalter.

Esse era uma compra obrigatória. Grande parte do sucesso do uso de métodos de inferência Bayesiana usando Markov Chain Monte Carlo pode ser creditada ao software WinBUGS, que permitiu a aplicação destes métodos para uma enorme classe de processos, e em geral de uma forma muito simples.
 E este é o livro dos autores do WinBUGS (e agora de seus descendentes, OpenBUGS, JAGS). Embora seja muito poderoso, o BUGS depende muito da experiência do pesquisador e especialmente muitos truques na implementação, e nisso o livro contribui enormemente. Além disso discute muitas partes específicas que são pouco documentadas, e novas características do projeto que estão no WinBUGS e no JAGS.
 Embora não tenha o escopo e a densidade de aplicações dos livros do Peter Congdon usando BUGS, é com certeza muito mais didático e recomendado para os iniciantes, mas pode ser útil mesmo para os mais experientes.