domingo, setembro 30, 2012

The Case for Abolishing Patents (Yes, All of Them)

Um novo working paper de Boldrin e Levine "The Case Against Patents", sumarizado neste material do The Atlantic, discute a validade e a eficiência do sistema atual de patentes. O paper continua uma discussão importante sobre a aspectos negativos do sistema de patentes, como no artigo de Maskin e Bessen do Rand Journal of Economics.
Na prática o sistema atual de patentes tem se mostrado extremamente contraprodutivo, em especial patentes de software, que alimentam uma indústria legal de processos com efeitos negativos gigantescos, e são usados em prejuízo do consumidor e como forma de eliminação de concorrentes.

sábado, setembro 29, 2012

The Black Page

Um dos projetos de pesquisa em andamento é o desenvolvimento de algoritmos de otimização estocástica para a estimação de modelos DSGE usando máxima verossimilhança. Nesta situação os algoritmos usuais normalmente tem problemas de convergência, máximos locais, etc.
Uma das melhores referências na estimação de DSGE é o excelente livro do Fábio Canova, "Methods for Applied Macroeconomic Research". Uma característica deste livro é que cada página é repleta de informações, e com tanta informação quase não há espaços em branco.
Isso me lembra da lendária The Black Page do Frank Zappa, uma composição que ele usava para testar seus músicos, já que era extraordinariamente complicada.
Na verdade o Canova tem menos espaços em branco, e no caso do meu livro é ainda pior já que derramei café no livro ...

quarta-feira, setembro 26, 2012

Novo Qualis

E finalmente saiu o novo Qualis de Economia.
E ficou ainda mais discrepante dos rankings internacionais, com severas distorções. Ótimas publicações com péssimas notas e revistas complemente desconhecidas ou totalmente fora da área de economia com A.
Por este rankings os economistas do brasil devem estar entre os maiores pesquisadores do mundo em química, bioquímica, biologia molecular ...
Alguém me explica por favor.

domingo, setembro 23, 2012

Discussão sobre The Cult of Significance

Seguindo a dica do Shikida, fui dar uma olhada no Econ Journal Watch. E nessa edição há um excelente artigo de "Ziliak and McCloskey’s Criticisms of Significance Tests: An Assessment" por Thomas Mayer, levantando mais e mais problemas nas discussões do livro de Ziliak e McCloskey.
Além do tom sensacionalista do livro, eu achava a abordagem estatística muito limitada, com uma séria incompreensão sobre funções de perda estatística (como no caso da função de perda 0-1) e outros problemas. Christian Robert tem uma excelente crítica do livro em seu blog que discute muito bem esses pontos
O que mais me incomoda é que eles basicamente ignoram a enorme literatura anterior sobre problemas de testes de significância e p-valores (toda a discussão Bayesiana sobre testes clássicos de hipóteses é ignorada) e além disso adotam uma posição ingênua defendendo o significância econômica contra testes sobre a existência do efeito, que é um dos pontos discutidos nesse artigo do Mayer.
Eu gostei especialmente do apêndice B do artigo do Mayer - "Reappraising eleven papers that Z-M rank “poor” or “very poor” with respect to their use of significance tests".  O interessante é que em geral os artigos classificados como pobres por Ziliak e McCloskey tiveram um impacto importante na análise econômica, muito além de qualquer discussão sobre significância, e isso já diz muito sobre a própria importância do livro de Ziliak e McCloskey ...

sábado, setembro 22, 2012

Zappa & Bozzio






Zappa & Bozzio.

quinta-feira, setembro 20, 2012

Nobel Predictions

Vi que a lista da Reuters de predições para o Nobel aponta como um dos favoritos para o Nobel de Economia o Prof. Stephen Ross.
Não acho muito provável um prêmio para finanças agora, mas meus favoritos nessa área seriam o Ross, Eugene Fama e especiamente o Darrel Duffie, todos com contribuições fundamentais em finanças e economia.

terça-feira, setembro 18, 2012

Workshop in Honor of Professor Pedro A. Morettin

Steady State

Depois de algumas perturbações, acho que consegui atingir o steady state na pesquisa. Muita pesquisa atrasada para resolver, mas já consegui ir eliminando algumas coisas. O mais chato é que a maioria dos projetos já está basicamente finalizada, mas não sobra tempo para detalhes e para escrever o texto.
Mas a meta é até o final do ano soltar 2 ou 3 artigos novos, um com urgência máxima.

quinta-feira, setembro 13, 2012

Leitura do Dia - Comparing Predictive Accuracy, Twenty Years Later: A Personal Perspective on the Use and Abuse of Diebold-Mariano Tests


Diebold, F.X. (2012), "Comparing Predictive Accuracy, Twenty Years Later: A Personal Perspective on the Use and Abuse of Diebold-Mariano Tests,"

Manuscript, Department of Economics, University of Pennsylvania.

The Diebold-Mariano (DM) test was intended for comparing forecasts; it has been, and remains, useful in that regard. The DM test was not intended for comparing models. Unfortunately, however, much of the large subsequent literature uses DM-type tests for comparing models, in (pseudo-) out-of-sample environments. In that case, much simpler yet more compelling full-sample model comparison procedures exist; they have been, and should continue to be, widely used. The hunch that (pseudo-) out-of-sample analysis is somehow the "only," or "best," or even a "good" way to provide insurance against in-sample over-fitting in model comparisons proves largely false. On the other hand, (pseudo-) out-of-sample analysis may be useful for learning about comparative historical predictive performance.




Por coincidência ontem apresentei o teste DM para os alunos do mestrado, para avaliação de previsões de volatilidade condicional, um contexto já problemático. Mas nesse texto claro como cristal Diebold apresenta os problemas da comparação e seleção de modelos com base apenas em avaliações de previsão.

Métodos de Perturbações

Depois de uma semana muito complicada, de volta ao equilíbrio (possívelmente em um estado superior).
Deus salve o backup.

sexta-feira, setembro 07, 2012

General Purpose Bayesian Inference

Duas novas e importantes contribuições em métodos computacionais para inferência Bayesiana.
A primeira é o programa Stan, de Andrew Gelman e afiliados, que permite o uso de métodos de Hamiltonian Monte Carlo para problemas gerais, usando uma nova linguagem e um inteligente compilador, e também uma interface em R.
A segunda adição é o uma formulação geral de modelos latentes (rgeneric) para inferência Bayesiana usando  Integrated Nested Laplace Approximations, dentro do projeto R-INLA, expandindo ainda mais a classe de modelos tratados pelo INLA.

segunda-feira, setembro 03, 2012

Leitura do Dia - Qualis as a measuring stick for research output in Economics

Qualis as a measuring stick for research output in Economics

Bernardo Guimaraes

Abstract


Qualis is the set of procedures officially used for evaluating research output in Brazil. This paper asks whether Qualis provides a good measuring stick for economic research published in international journals. The answer is not positive.

Full Text: PDF

A sair, Brazilian Review of Econometrics