domingo, julho 29, 2012

Is Algebra Necessary?

Quando eu leio uma matéria no NYT questionando o ensino de Álgebra Básica para estudantes:

Is Algebra Necessary?

eu considero que este é o melhor  indicador psicohistórico do declínio de uma civilização.
Preparem-se para as trevas.


2 Comments:

Blogger José Carlos said...

Oi, tudo bem? Sempre venho aqui e gosto bastante do blog, como uma fonte de informação e como um espaço para boa leitura (acho que vc escreve muito bem, mesmo considerando que se dedica muito a números e equações).
Se fosse possível, gostaria de uma dica sobre estudos de matemática. O meu caso é o seguinte: sou advogado. Portanto, sem formação matemática superior. Acontece que ouvi falar recentemente de uma coisa chamada modelagem de dados e que tal disciplina tem aplicação à administração tributária. Assim, tributaristas que trabalhando com planejamento fiscal podem ganhar em precisão aplicando aquelas técnicas.
Bom, minha pergunta é se a base matemática prévia ao estudo da modelagem matemática (que ocorre em pós-graduação) pode ser adquirida de forma autodidática. Isto é, dá para aprender sozinho e de forma eficiente a matemática que preciso conhecer antes de ir atrás de um curso naquela área?
Caso a resposta seja negativa, pergunto, então, se aqueles cursos de licenciatura pela Internet supririam a necessidade de estudo superior em nível de graduação.
É isso, espero que vc possa responder.
De qualquer forma, agradeço de pronto a atenção.
P.S.: minhas dúvidas acima devem-se, em muito, pelo pouco tempo disponível para enfrentar uma boa graduação de matemática aplicada, por exemplo.

9:58 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

José

Na verdade você pode abordar a parte de modelagem de dados, e mais especialmente a parte de previsão de séries temporais, com vários níveis de sofisticação matemática. Acho que a dificuldade maior está em entender os conceitos básicos de estatística, e depois a parte mais aplicada de previsão. Muitos modelos sofisticados de previsão (modelos em espaço de estado) podem ser equivalente a modelos simples como modelos de Holt-Winters. A parte de previsão pode ser bastante aplicada e séria, mesmo com um nível matemático menor.

Vocẽ poderia tentar ler um livro com o do Hyndman (disponível livremente em
http://otexts.com/fpp/) e complementar com um livro de estatistica básica, como o clássico do Bussab e Morettin).
E mesmo esta parte de modelagem de dados é mais comum em cursos de Estatistica e Economia do que em cursos de matemática aplicada.

[]s

10:14 PM  

Postar um comentário

<< Home