segunda-feira, julho 16, 2012

Prêmio Sociedade Brasileira de Finanças



Aproveiando a divulgação do programa do 12 EBFIN, o programa também apresenta os ganhadores do Prêmio Sociedade Brasileira de Finanças para o melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Finanças no ano de 2011:


Artigo Vencedor
“Small Worlds and Board Interlocking in Brazil: A Longitudinal Study of Corporate Networks, 1997-2007” de Wesley Mendes da Silva (EAESP/FGV), publicado no volume 9, nº 4.
O artigo apresenta evidências de que a rede de relacionamentos oriundas dos conselhos de administração das empresas com ações em bolsa no Brasil sugere a existência de “mundo pequeno” e que a centralidade da empresa na rede mantém relação com o seu valor, indicando a existência de um valor ótimo para a proeminência social na rede corporativa.

Menções honrosas
“Modelagem de Equações Estruturais Aplicada à Reação a Bonificações e Desdobramentos: integrando as hipóteses de sinalização, liquidez e nível ótimo de preços” de Kelmara Mendes Vieira (DCA/UFSM) e João Luiz Becker (EA/UFRGS), publicado no volume 9, nº 1.
O artigo apresenta um modelo estrutural que emprega construtos para analisar a motivação para bonificações e desdobramentos no mercado de ações brasileiro segundo as hipóteses de sinalização, liquidez e nível ótimo de preços. O fator de split parece ser influenciado pela volatilidade e pelo preço e a reação ao evento parece estar associada à liquidez e à assimetria de informações.

“Assimetria e Prêmio de Risco na Estrutura a Termo de Juros Brasileira” de Marcelo Ganem (PUC-Rio) e Tara Keshar Nanda Baidya (PUC-Rio), publicado no volume 9, nº 2.
Os autores consideram a assimetria dos retornos na dinâmica da estrutura a termo das taxas de juros. O artigo analisa a influência da assimetria sobre a formação do prêmio de risco no Brasil. Os autores argumentam que o peso do prêmio de risco da assimetria, apesar de influente, pode se modificar com o tempo e que ele pode ser usado no aprimoramento de modelosda classe Nelson & Siegel à curva local.