sábado, setembro 03, 2011

Conference on Inductive Statistics

Olhando a distribuição posterior da Conferência em Estatística Indutiva, noto que realmente eu tinha formulado uma priore muito precisa sobre o evento. Realmente o evento foi muito bom. Não pude participar do terceiro dia, mas os dois primeiros foram excelentes.
Pude conhecer uma parte relevante das primeiras gerações do IME-USP, que contribuíram de forma gigantesca para o estabelecimento da Estatística no Brasil, e também publicaram artigos de grande importância para a pesquisa em Estatística. Em particular algumas contribuições teóricas, como o Full Bayesian Significance Test e vários outras aplicações. Também achei muito interessante algumas discussões sobre aspectos epistemológicos de procedimentos de teste de hipóteses, uma área bastante complexa (e fundamental).
Também vi vários artigos interessantes na sessão poster (muitas idéias de pesquisa surgiram lendo os posters). Outra coisa notável foi a organização impecável do evento (Adriano, Márcio, Marcelo, Júlio, Tereza) que foram extremamente eficientes na organização do evento e prestativos com todos os participantes.
Mas a parte mais notável é ver o carinho e o respeito entre estes pesquisadores e seus alunos, em especial para Prof. Carlos Alberto de Bragança Pereira, o homenageado do evento, e como esse aspecto humano contribuiu para um avanço significante da pesquisa em Estatística aqui no Brasil.