quarta-feira, agosto 31, 2011

Poster

Hoje fui buscar na gráfica o poster que preparei para a apresentação na Conferência de Estatística Indutiva que ocorrerá a partir de quinta-feira. Desta vez resolvi fazer um poster mais caprichado em vinil, que fica bem melhor que impresso em uma folha em papel A0 ou então em várias folhas coladas. Achei uma gráfica aqui perto de casa em Copacabana que fez por um bom preço.
Meu bom amigo Cristiano perguntou como é essa apresentação em poster, que é bem comum em congressos de exatas mas rara em eventos de economia. Neste congresso por exemplo não havia submissão para sessões orais (apenas sessões convidadas), e assim a única apresentação de não-convidados era por posters.
A sessão poster consiste em um ou mais horários aonde são afixados uma série de posters, em geral de tamanho A0 ou um pouco menor, que contém um resumo da metodologia e dos resultados de sua pesquisa. Neste horário os apresentadores ficam ao lado dos seus posters, e os interessados podem perguntar diretamente ao autor sobre a pesquisa.
Em geral existe mais interação neste tipo de sessão que em uma apresentação oral, já que nestas tempo é limitado e usualmente são feitas uma ou duas perguntas ao apresentador apenas, enquanto que em uma sessão poster não existe limite, e o contato é claramente mais próximo e mais sugestões e dúvidas podem ser discutidas. É um formato que permite que mais pessoas participem de um congresso, já que o número de sessões orais é sempre mais limitado.