terça-feira, dezembro 14, 2010

Deus me fez assim: o maior babaca da Terra

Encomendei hoje minha cópia de Deus me fez assim: o maior babaca da Terra ,
de Cristiano Gomes de Deus. Por acaso eu escrevi a orelha do livro, que faz uma relação entre o livro e a obra de Louis-Ferdinand Celine. A comparação já passava pela minha cabeça antes do pedido da orelha.
O que se lê na maioria dos blogs é uma visão rósea do mundo, em que o umbigo dos autores é magnificado exponencialmente. E aí meu bom amigo é um dos poucos com a coragem de mostrar um mundo sem sentido, e nunca protegendo a própria face. É preciso muita coragem para isso, para se lançar em um exílio sem volta. E por isso várias passagens ele lembra o estilo impiedoso que está no Viagem ao Fim da Noite e no Morte a Crédito, transplantado para nosso mundo atual, mas com sua própria originalidade também.