quarta-feira, março 31, 2010

Novo Working Paper - Inferência Bayesiana Aplicada ao Modelo Dinâmico de Nelson-Siegel com Volatilidade Estocástica nos Fatores

Inferência Bayesiana Aplicada ao Modelo Dinâmico de Nelson-Siegel com Volatilidade Estocástica nos Fatores

João F. Caldeira, Márcio P. Laurini, Marcelo S. Portugal

Departamento de Economia, UFRGS e Banco SICREDI SA

Departamento de Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e CNPq

Resumo
Neste artigo nós propomos estimar o modelo dinâmico da estrutura a termo da curva de juros de Nelson e Siegel (1987) considerando duas especificações alternativas. Na primeira nós consideramos os pesos dos fatores como variantes no tempo e tratamos a heterocedasticidade condicional via um modelo volatilidade estocática com fatores comuns. No segundo caso consideramos um modelo onde os fatores latentes seguem individualmente processos autoregressivos com volatilidade estocástica. Os assim chamados fatores de volatilidade buscam capturar a incerteza ao longo do tempo associada ao nível, inclinação e curvatura da curva de juros. A estimação é realizada através de métodos de inferência bayesiana, por Markov Chain Monte Carlo. Os resultados mostram que os fatores de volatilidade são altamente persistentes, dando suporte ao fato estilizado de que os choques na volatilidade das taxas de juros são altamente persistentes, e também indicam que o uso de estruturas de volatilidade estocástica levam a melhores ajustes dentro da amostra para a curva de juros observada.

Key words: Estrutura a termo da taxa de juros, volatilidade estocástica, MCMC, modelos de fatores
JEL: C53, E43, G17


Sempre foi muito bom trabalhar com os alunos e professores da Ufrgs. A Ufrgs sempre foi um ambiente extremamente fértil para a pesquisa acadêmica. Esse trabalho com o João e o Marcelo Portugal (meu orientador de mestrado), não foi diferente.
Nesse trabalho generalizamos estruturas de volatilidade estocástica para todos os fatores latentes na formulação dinâmica do modelo de Nelson-Siegel para a estrutura a termo de taxas de juros, e também colocamos erros de medida com volatilidade estocástica e fatores de decaimento variantes no tempo. Acho que os resultados são interessantes.

2 Comments:

Blogger Erik Figueiredo said...

Conheço o João, nós jogávamos futebol de salão em uma quadra perto do estádio do Inter. Bons tempos.

12:39 PM  
Blogger Erik Figueiredo said...

Laurini,

Os seis pareceristas são da Physica A. Também fiquei assustado, mas foi isso o que ocorreu.

4:08 PM  

Postar um comentário

<< Home