quinta-feira, abril 16, 2009

Novo Qualis

Foi divulgado o novo Qualis. Algumas reações negativas bem fundamentadas. Dada a dificuldade em criar um ranking desses, acho que o resultado foi bem razoável. Achei que níveis mais altos (A1, A2 e B1) estão bem razoáveis e refletem as melhores revistas. Os níveis seguintes são mais complicados. Um problema fundamental é que as revistas nacionais não tem fator de impacto e assim toda medição fica subjetiva. Mas achei que a estrutura ficou até adequada.
Minha forma pessoal de medir uma revista é primeiro olhar quem são as pessoas que publicam nela. Esta é a minha estatística suficiente. Se em geral os autores são desconhecidos é um péssimo sinal. Nesse ponto acho que o ranking dos níveis mais baixos ficou correto, já que existem algumas revistas internacionais que só tem boa reputação aqui no Brasil, mas são consideradas revistas menores no resto do mundo.

1 Comments:

Blogger Prof Shikida said...

Acho que há como obter evidências estatísticas sobre isto. Digamos que o ranking dos departamentos (em termos de publicacao) muda favoravelmente conforme alguma métrica de influencia política.

Neste caso, pode ser que o problema seja o que o Erik apontou.

Mas há sempre o benefício da dúvida...

1:26 PM  

Postar um comentário

<< Home