quarta-feira, setembro 17, 2008

Sobre economia e finanças

Qualquer economista sério, que tenha feito um bom programa de PhD em economia, sabe que hoje a teoria econômica e a teoria de finanças estão muito relacionadas.
Muitos modelos em macro e microeconomia são formulados usando conceitos de finanças. Por exemplo temos toda a literatura de modelos macroeconômicos baseados em condições de não-arbitragem (por exemplo A No-Arbitrage Vector Autoregression of Term Structure Dynamics with Macroeconomic and Latent Variables, Andrew Ang e Monika Piazzesi e toda a literatura relacionada); todos os modelos de CCAPM, a idéia de Stochastic Discount Factor/Pricing Kernel, os modelos de Lucas que relacionam os movimentos de consumo e retornos de ativos ..., a lista é enorme.
Não é necessário nem pegar um artigo, um bom livro texto já resolve. Só olhar o capítulo 6 do Mas-Collel (Choice Under Uncertainty) para perceber que teoria econômica e teoria de finanças estão totalmente relacionadas. É impossível de separar as duas teorias.

Na minha opinião pessoal a formação básica dos economistas é bastante insuficiente para os padrões atuais de modelagem financeira (e como coloquei no post anterior, eu aposto nessa opinião, tanto que fui fazer um doutorado em estatística justamente por ter essa opinião).
Os modelos mais importantes de precificação de ativos estão sendo feitos por matemáticos. Como exemplos simples o Libor Market Model (Brace, Gatarek e Musiela). Precificação com custos de transação (Paolo Guasoni), precificação sobre informação diferenciada e muitos outros exemplos.

Neste ponto eu recoloco uma opinião que já postei aqui, temos problemas porque alguns modelos de precificação são excessivamente simplificados.