quarta-feira, setembro 03, 2008

Mutantes

Lembro que quando fiz meu primeiro curso de computação (quando eu tinha 9 anos de idade ...) eu tive um professor (que infelizmente eu esqueci o nome) que era realmente fera em programação.
Eu lembro que uma vez ele me passou um programa (em Basic) que se auto-modificava, isto é, o programa podia modificar seu próprio código fonte. Fiquei realmente impressionado com isso na época.
Lembrei disso hoje ao precisar fazer um programa que precisaria se automodificar. A idéia seria realizar inferência assintótica para uma série de ordens diferentes e para conjuntos de dados diferentes, e a forma mais simples era através da auto-mutação.
Para quem achou a idéia interessante, um bom livro é:
Symbolic Computation for Statistical Inference (Oxford Statistical Science Series) by D. F. Andrews and J. E. Stafford.

O programa que eu fiz funcionou direitinho, mas acho talvez seja seguro colocar as Three Laws nele. Não quero ser culpado se o programa se rebelar contra a humanidade.





1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Márcio,

Acompanho seu blog com muito interesse faz algum tempo. Parabéns pelo ótimo material disponível na web.

Sobre esse programa, sugiro adicionar a lei zero.

Abraços,
Fernando Botti

10:36 AM  

Postar um comentário

<< Home