sábado, dezembro 29, 2007

Software Livre - A polêmica questão do licenciamento

O Kenji colocou um ponto interessante sobre software livre - "particularmente, eu sou a favor que todo software produzido por órgãos públicos fossem open source ;-)"
Um ponto polêmico é forma de licenciamento de software open source- seria melhor uma licença na forma GPL, com todas as restrições de manutenção de código aberto, ou uma licença como a MIT License que permite que o usuário do projeto open source coloque algumas restrições de uso no projeto derivado?
Eu acredito que uma licença na forma da MIT License permite um uso mais livre de projetos open source do que uma licença na forma GPL, que pode ser restritiva demais para alguns tipos de projetos derivados, e assim impedir para algumas finalidades. Um bom exemplo é o da extremamente bem sucedida linguagem Lua, que é usada extensivamente no desenvolvimento de jogos e outras aplicações proprietárias.
Mas seria interessante ter uma discussão econômica mais aprofundada sobre o design ótimo de licenças de software.

1 Comments:

Blogger Cristiano said...

É complicada a questão da licença adotada. Particularmente, o MIT tem seus beneficios porque dá maior autonomia para o desenvolvedor. Mas é uma questão complexa porque envolve tb direito autoral e nem todo mundo gosta de ver o filho irreconhecível na casa dos outros. Entretanto, é uma importante discussão esta sua. Caso vc arrume material sobre a discussão economica por trás da questao, gostaria de ler. Confesso que baixei o texto do Jean Tirole para apreciação.

Nota: sobre o post antes deste, muito obrigado pelo elogio.

10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home