sexta-feira, dezembro 21, 2007

Novas Aquisições - Programação de derivativos








Option Pricing Models and Volatility Using Excel-VBA (Wiley Finance) by Fabrice Douglas Rouah and Gregory Vainberg


The Complete Guide to Option Pricing Formulas by Espen Gaarder Haug

Modeling Derivatives in C++ (Wiley Finance) by Justin London

Hoje no ônibus eu estava lendo o My Life as A Quant do Emanuel Derman, e uma das partes que mais gostei até agora é quando ele fala de programação, e como programar foi importante na vida dele. Quem me conhece sabe que eu sou fanático por programação, e de certa forma tudo o que eu estudo é relacionado com algum método de programação.
Os 3 livros desta leva de comprar são guias de programação e de implementação de fórmulas de precificação. O livro do Haug já era um guia clássico na primeira edição, e com essa ele amplia bastante a lista de modelos abordados. Mas em geral ele contém os modelos mais usados, e na parte de derivativos de taxas de juros alguns modelos importantes não são abordados (exemplos - HJM e Libor-BGM). Mas é um livro que vale a pena ter. O segundo mais voltado para modelos de volatilidade segue o mesmo esquema, mas com a implementação de alguns modelos clássicos de volatilidade estocástica (Heston por exemplo), e contém uma boa seção de volatilidade implícita.
O melhor dos 3 livros é o do Justin London, que aborda modelos mais sofisticados, a discussão de calibração é bem mais completa e a abordagem na programação é bem mais sofisticada pelo uso de C++. Mas dos 3 é o mais completo, e também o mais difícil. Mas é o de maior valor adicionado.