segunda-feira, dezembro 17, 2007

Xplore

Um programa muito bom, mas muito bom mesmo, em estatística (em especial métodos não paramétricos), econometria e finanças é um programa alemão chamado Xplore. Infelizmente a adoção deste programa sempre foi muito baixa, apesar de seus imensos recursos. Mas na minha opinião é o melhor programa na aplicação de métodos estatísticos em finanças, e vários livros disponíveis online produzidos pelo Wolfgang Hardle e seus co-autores são totalmente implementados no Xplore.
Vi hoje que o Xplore Professional, que era um programa comercial, agora não será mais comercializado e pode ser baixado livremente. Fica aí a dica.
A dica adicional é - se você quer aprender estatística não paramétrica, o livro do Hardle é a melhor introdução possível. E está disponível livremente em pdf. Com todos os exemplos implementados.
Outra dica é que a versão profissional é para windows, mas funciona perfeitamente no linux através do wine (na verdade você precisa instalar as fontes true type para fica ok). Instalei aqui no meu laptop que é só linux e funcionou perfeitamente.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Laurini,

Você que é um especialista em estatística e econometria, talvez possa me tirar uma dúvida.
Estou tentando avaliar o efeito eleitoral de alguns programas sociais na Bahia e estou usando o MQO simples. Como ele dá o mesmo peso para todas as cidades, independente do numero de eleitores, eu pensei em utilizar o MQPonderados pela população ou pelo numero de eleitores.
Eu posso fazer isso?
Os MQP só servem pra corrigir heterocedasticidade?

Muito obrigado pela atenção, você já me ajudou na questão do ranking das universidades americanas, que por sinal estou tentando conseguir os dados da Anpec.
Valeu, um abraço.

11:22 PM  

Postar um comentário

<< Home