domingo, julho 29, 2007

sbfin - impressões.

Só assisti os dois primeiros dias da sbfin, mas de qualquer forma seguem as impressões gerais.
O mini-curso de crises bancárias do Charles Calomyris foi muito bom mesmo. A visão dos fundamentos de banking das crises recentes, em especial as crises monetárias, é muito mais sólido do que esses modelos de ataque especulativo que estiveram em moda.
Das conferências a que eu achei mais interessante foi a do Marcelo Fernandes e a discussão do José Machado. A discussão em especial tem a mesma motivação que eu uso no artigo de microestrutura. A apresentação do Medahi foi interessante, mas ficou bem restrita a pontos específicos da área de volatilidade realizada.
Um problema é que em geral a apresentação dos meus artigos batia com todos aqueles que eu queria assistir, e aí não posso comentar muito.
Em relação a apresentação dos artigos que eu participo, em geral tudo correu bem. A apresentação do Luiz para o artigo de microestrutura foi tranquila, e ele passou todo o conteúdo do artigo sem problemas. Como ele os demais artigos da sessão tinham uma abordagem bem diferente não houveram muitos pontos de contato, mas acho que o artigo se mostrou sólido. E os comentários do seminário do Machado justificam nossa abordagem.
A sessão de estrutura a termo foi muito interessante, já que todos os artigos tinham pontos em comum. Em especial o artigo do Varga que apontava alguns problemas do artigo do Diebold-Li que são resolvidos em nosso artigo. E os comentários dele sobre o nosso artigo apontaram alguns pontos que precisam ser discutidos com mais profundidade, em especial para enfatizar a aplicação real do artigo.
A apresentação do artigo de interpolação de dados de opções foi feita com bastante tempo, já que só ficaram dois artigos na sessão. O Caio não veio apresentar seu artigo, mas foi muito gentil e enviou os comentários da discussão do meu artigo. E os comentários mostram todos os pontos em que o artigo precisa ser melhorado e as deficiências atuais dele. Tenho que agradecer muito aos comentários dele. O Caio Ibsen é a grande referência na discussão teórica de derivativos e renda fixa no Brasil, e é uma grande honra ter o artigo lido por ele com tanta atenção e uma grande contribuição os comentários recebidos.