quarta-feira, junho 20, 2007

Relembrando as leituras da juventude


Guitar Player Magazine. Não se enganem, nunca tive o menor talento musical. Gosto de guitarra, mas delas só consigo tirar sons horríveis. Mas quando tinha dinheiro costumava comprar a Guitar Player (isso na época do dólar a um real). Diferente de outras revistas, ela raramente tinha transcrições de músicas inteiras, e assim o que importava era a qualidade das matérias. E que matérias. Cada edição tinha um projeto gráfico, uma série de matérias feitas por uma série de MÚSICOS que realmente entendiam do que escreviam. Sem jabá. Sem puxação de saco. E como essa galera escrevia bem. Uma parte dos artigos era muito melhor do que a música sobre o que escreviam.
Algumas edições são especialmente marcantes. A que tinha uma reportagem sobre a Helena Meirelles (que depois eu conheci em um show numa praça que foi diferente de tudo o que eu tinha visto, e me assinou um cd que meu irmão pegou pra ele). Outra edição que falava dos 30 guitarristas mais revolucionários e entre eles colocava a Badi Assad. Essa edição eu tenho assinada pela Badi Assad.
Na época o editor da guitar player era um cara chamado Joe Gore, que tocava para o Tom Waits e depois fez alguns álbuns da P.J. Harvey . Tinha também um editor que escrevia sobre blues que era fenomenal, mas me foge o nome dele. Pena. Eu aprendi a ler inglês sozinho para ler a Guitar Player.

p.s. Na capa que acima está o Ben Harper. O primeiro álbum dele (Welcome to the Cruel World) eu comprei por uma importadora depois de ver um anúncio (não uma reportagem) na Guitar Player. Letras matadoras e uma slide guitar totalmente original. Um dos favoritos da casa. Outro algum que comprei junto era um outro slide player chamado Sonny Landreth, que também era genial. E nesse pacote também tinha o Band of Gypsys.