quinta-feira, junho 28, 2007

mais um dia

Como diria o velho Chinaski - "Mais um dia baleado na cabeça e enterrado".
Dois seminários num dia só é dureza. Bom, pelo menos essa parte está terminada, de um jeito ou de outro.

quarta-feira, junho 27, 2007

Um pequeno poema de um velho mestre

companion

I am not alone
he´s here now
sometimes I think he´s
gone
then he
flies back
in the morning or at
noon or in the
night.
a bird no one wants
he´s mine
my bird of pain
he doesn´t sing
that bird
swaing on the bough.

Charles Bukowski - The Last Night of the Earth Poems.

terça-feira, junho 26, 2007

Chefões

Dois seminários de dois chefões (no bom sentido) hoje no Imecc. O primeiro foi um seminário do Wilfredo Palma sobre memória longa e o segundo um seminário de Brani Vidakovic sobre self scaling em wavelets.
Wilfredo tem alguns dos artigos mais importantes sobre memória longa, e em boa parte o desenvolvimento recente da área é devido a ele. Ele também lançou Long Memory Time Series - Theory and Methods - a monografia mais completa sobre o assunto.
O Brani Vidakovic é outra lenda - vários dos resultados em inferência bayesiana para wavelets foram obtidos por ele e um dos melhores livros sobre wavelets em estatística é dele - Statistical Modelling by Wavelets. E além de tudo um cara muito gente boa. Ele veio comigo no ônibus de Campinas para São Paulo.

segunda-feira, junho 25, 2007

Despedida


Meu velho celular pifou mesmo. O 7650 caiu na agua, resistiu alguns dias, mas finalmente capitulou. Realmente uma pena mesmo. Tinha instalado nele até uma interface opensshe, e conseguia acessar meu servidor por ele. O celular tinha quase 3 anos, e ele tinha quase tudo o que os novos celulares tem. Não teria trocado se não tivesse pifado.

domingo, junho 24, 2007

semana

Bom, uma semana bem difícil acaba e começa um outra também difícil. E assim continua a vida.

filme da semana

Jackass, volume 2. Comprei em DVD, já que não foi lançado no cinema. Bom, o filme é ainda mas insano que o primeiro, e tem umas cenas realmente engraçadas.
Numa parte do Strange in a Strange Land, o protagonista diz que a risada é uma defesa contra a crueldade e a dor. Este filme é uma celebração a este tipo de risada. Tirando isso a qualidade técnica do filme é excelente, e a fotografia digital é de alto nivel.

quarta-feira, junho 20, 2007

Leitura do Dia (Nova Aquisição)


O Jogo do Exterminador, Orson Scott Card. Um bom tempo que planejo ler esse livro, mas sempre acabei deixando pra depois. Mas a introdução do livro já me entusiasmou, em especial as várias referências a Fundação do Asimov que é minha obra de sf preferida.

Não sei bem o motivo de estar lendo todos estes livros sf em sequência. Sei lá.

Vintage Capital

Capital físico do meu amigo Cláudio Shikida é depreciado em mais um ano hoje. Sorte a dele é que ele vem investindo pesado no seu capital humano.
Tive a sorte de conhecer o Shikida no mestrado da UFRGS, e desde aquela época admiro o conhecimento, a seriedade e a fúria (sim essa é a palavra) dele para fazer pesquisa econômica séria. E não só em economia, mas em cultura geral. Esse cara tem o meu respeito e admiração.

Relembrando as leituras da juventude


Guitar Player Magazine. Não se enganem, nunca tive o menor talento musical. Gosto de guitarra, mas delas só consigo tirar sons horríveis. Mas quando tinha dinheiro costumava comprar a Guitar Player (isso na época do dólar a um real). Diferente de outras revistas, ela raramente tinha transcrições de músicas inteiras, e assim o que importava era a qualidade das matérias. E que matérias. Cada edição tinha um projeto gráfico, uma série de matérias feitas por uma série de MÚSICOS que realmente entendiam do que escreviam. Sem jabá. Sem puxação de saco. E como essa galera escrevia bem. Uma parte dos artigos era muito melhor do que a música sobre o que escreviam.
Algumas edições são especialmente marcantes. A que tinha uma reportagem sobre a Helena Meirelles (que depois eu conheci em um show numa praça que foi diferente de tudo o que eu tinha visto, e me assinou um cd que meu irmão pegou pra ele). Outra edição que falava dos 30 guitarristas mais revolucionários e entre eles colocava a Badi Assad. Essa edição eu tenho assinada pela Badi Assad.
Na época o editor da guitar player era um cara chamado Joe Gore, que tocava para o Tom Waits e depois fez alguns álbuns da P.J. Harvey . Tinha também um editor que escrevia sobre blues que era fenomenal, mas me foge o nome dele. Pena. Eu aprendi a ler inglês sozinho para ler a Guitar Player.

p.s. Na capa que acima está o Ben Harper. O primeiro álbum dele (Welcome to the Cruel World) eu comprei por uma importadora depois de ver um anúncio (não uma reportagem) na Guitar Player. Letras matadoras e uma slide guitar totalmente original. Um dos favoritos da casa. Outro algum que comprei junto era um outro slide player chamado Sonny Landreth, que também era genial. E nesse pacote também tinha o Band of Gypsys.

terça-feira, junho 19, 2007

Orgulho

Um aspecto que acho importante no Ibmec é o foco dado a parte de econometria e finanças. E outro aspecto é quando estimulados nossos alunos respondem da melhor forma possível.
Um dos exemplos de que esse foco é importante pode ser notado nos resultados da seleção de artigos para o Sétimo Encontro Brasileiro de Finanças. Dos artigos selecionados para o encontro temos 3 artigos de ex-alunos da graduação do Ibmec São Paulo (o Luiz Gustavo Furlani, que foi meu orientando de monografia e agora está no mestrado na UFRGS, o Alessandro Del Drago que agora é trader quantitativo e fez iniciação científica com a Ana Beatriz Galvão e o Pedro Valls, e o Renato Santaniello que agora é analista financeiro e também fez mestrado na UFRGS. Os 3 são ex-alunos da graduação em economia aqui do Ibmec.Além disso tivemos mais 4 artigos de alunos do mestrado profissional aprovados no encontro, mostrando que sem dúvida os objetivos do mestrado estão sendo alcançados.
A lista de artigos aprovados está abaixo, e os artigos citados.
http://www.sbfin.org.br/site/FrontPage?action=AttachFile&do=get&target=Selecionados.pdf
Artigos com ex-alunos de Graduação:

MICROESTRUTURA EMPÍRICA DE MERCADO - UMA ANÁLISE PARA A TAXA

DE CÂMBIO BRL/US$ USANDO DADOS DE ALTA FREQÜÊNCIA.

Márcio Laurini, Luiz Cassilatti Furlani, Marcelo Portugal

Are quantitative performance indicators effective selection criteria for

Brazilian local hedge funds?

Renato Santaniello, Sylvio de Castro

Análise de Desempenho de Hedge Funds Brasileiros Via Regimes de Taxas

de Juros

Alessandro del Drago, Ana Beatriz Galvão
Artigos com alunos formados na primeira turma do mestrado:

Persistência de Performance nos Fundos de Investimento em Ações no Brasil

Rogerio Monteiro

Empirical exchange rate models fit: Evidence from the Brazilian economy

Marcelo Moura, Adauto Lima

OMBRO-CABEÇA-OMBRO: TESTANDO A LUCRATIVIDADE DO PADRÃO

GRÁFICO DE ANÁLISE TÉCNICA NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO

Pedro Boainain, Pedro Valls Pereira

CÓPULAS - UMA ALTERNATIVA PARA A ESTIMAÇÃO DE MODELOS DE

RISCO MULTIVARIADOS

Denis Pereira, Pedro Valls Pereira

If You're so Smart, why Aren't You Rich?

Respostas para uma questão que assola muitos acadêmicos. Artigo na Econometrica.

If You're so Smart, why Aren't You Rich? Belief Selection in Complete and Incomplete Markets

Lawrence Blume
David Easley

Abstract

This paper provides an analysis of the asymptotic properties of Pareto optimal consumption allocations in a stochastic general equilibrium model with heterogeneous consumers. In particular, we investigate the market selection hypothesis that markets favor traders with more accurate beliefs. We show that in any Pareto-optimal allocation whether each consumer vanishes or survives is determined entirely by discount factors and beliefs. Whereas equilibrium allocations in economies with complete markets are Pareto optimal, our results characterize the limit behavior of these economies. We show that, all else equal, the market selects for consumers who use Bayesian learning with the truth in the support of their prior and selects among Bayesians according to the size of their parameter space. Finally, we show that in economies with incomplete markets, these conclusions may not hold. With incomplete markets, payoff functions can matter for long-run survival, and the market selection hypothesis fails.

ps - Veja a lição do paper. Seja Bayesiano (com uma boa prior)

Finalmente um político em busca dos interesses da sociedade

segunda-feira, junho 18, 2007

Dependência na cauda inferior

Minha vida nos últimos dias tem sido uma realização de uma cópula com dependência nos quantiles inferiores. Sábado meu celular caiu na agua e está doido. Máquina da bloomberg dando erros desde a semana passada. Hoje a FNAC me avisa que eles não tem a televisão que eu comprei uma semana atrás.
Correlação extrema no quantile de perdas.

sábado, junho 16, 2007

Novas Aquisições


Dynamic Term Structure Modeling - S. Nawakkha, N. Believa e G. Soto.
An Introduction to Wavelets and Other Filtering Methods in Economics and Finance. R. Gençay, F. Selçuk e B. Witcher

O primeiro um bom e aplicado livro de estrutura a term em tempo contínuo, com um foco bem aplicado. E o segundo, um livro mais antigo sobre wavelets e filtros em economia e finanças. Esse faz um bom tempo que eu queria comprar, mas somente agora posso aplicar diretamente em uma pesquisa minha.

sexta-feira, junho 15, 2007

É isso que se deveria debater em uma universidade

Meus Albuns Favoritos

Trilha Sonora de Paris, Texas por Ry Cooder. Talvez a melhor trilha sonora de toda a história do cinema. Na tradição da slide guitar dos anos 20 (em especial e Blind Willie Johnson) é impressionante a sensação que estas gravações possuem, o sentimento de espaço. Indescritível.

quinta-feira, junho 14, 2007

e assim o país se desenvolve

Perdi a aula hoje no doutorado por causa da greve do metrô. E dia após dia se constrói um país pior.

terça-feira, junho 12, 2007

Filme Da Semana

Back to School (1986). Este filme é um clássico da sessão da tarde, com a genial figura de Rodney Dangerfield como Thornton Melon:

[after Diane gives Thornton an 'F' for his report, which was actually written by Kurt Vonnegut]
Diane: Whoever *did* write this doesn't know the first thing about Kurt Vonnegut!
[cut to Thornton's dorm suite]
Thornton Melon: [on the phone] ... and *another* thing, Vonnegut! I'm gonna stop payment on the cheque!
[Kurt tells him off]
Thornton Melon: Fuck me? Hey, Kurt, can you read lips, *fuck you*! Next time I'll call Robert Ludlum!
[hangs up]

ps - em especial a citação do filme vai para o Cristiano.

kilometragem

Lutando contra o cansaço esse fim de semestre. E olhe que a pior parte ainda está por vir. Kilometragem está alta nos últimos anos. Não tiro férias de verdade desde 1999 creio eu, acho que até antes disso. No máximo tiro 4 dias de férias por ano aproveitando o feriado da semana do aniversário de são paulo. Dormindo em média umas 5 horas por noite, uma hora a conta chega.
Mas nestes momentos de cansaço, sempre tenho algumas leituras que me impelem a continuar sem fraquejos. As contas no fim do mês. Isso sim é leitura de auto-ajuda.

segunda-feira, junho 11, 2007

Boas Notícias

Boas notícias - 3 artigos aprovados para o VII Encontro Brasileiros de Finanças

Extensões Bayesianas do Modelo de Estrutura a Termo de Diebold-Li
Márcio Laurini, Luiz Koodi Hotta

MICROESTRUTURA EMPÍRICA DE MERCADO - UMA ANÁLISE PARA A TAXA
DE CÂMBIO BRL/US$ USANDO DADOS DE ALTA FREQÜÊNCIA.
Márcio Laurini, Luiz Cassilatti Furlani, Marcelo Portugal

Imposing No-Arbitrage Conditions in Implied Volatility Surfaces Using
Constrained Smoothing Splines
Márcio Laurini

A lista toda está abaixo:
Artigos Selecionados para o VII Encontro Brasileiro de Finanças

E a melhor parte que são os convidados:

Programa Sintético VII Encontro Brasileiro de Finanças

sábado, junho 09, 2007

Novas Aquisições


Stranger in a Strange Land. Robert E. Heinlein. Com um dos títulos mais bem sacados de toda a literatura, faz parte de uma literatura de sci-fi aonde a ficção é apenas um pano de fundo para uma crítica a nossa sociedade, junto com Crônicas Marcianas de Ray Bradbury e toda a obra de Kurt Vonnegut.
E ninguém escreveu sobre insetos como Heinlein.

quarta-feira, junho 06, 2007

Galeria de Heróis


Nicholas Metropolis.

A simpática figura ao lado nos deu o Método de Monte Carlo (e ele que cunhou o nome), o algoritmo de Metropolis-Hastings, o método de otimização de Simulated Annealing e os computadores MANIC I e MANIC II.

terça-feira, junho 05, 2007

dicas de renda fixa

Um amigo me pediu dicas de livros de renda fixa. Segue a lista abaixo.

Introdutórios
Partes de renda fixa do Investiments do Luenberger
Interest Rate Risk Modeling : The Fixed Income Valuation Course by
Sanjay K. Nawalkha, Gloria M. Soto, and Natalia K. Beliaeva

Intermediários
The Handbook of Fixed Income Securities - Frank J. Fabozzi
Dynamic Term Structure Modeling: The Fixed Income Valuation Course &
by Sanjay K. Nawalkha, Gloria M. Soto , Natalia A. Beliaeva

Avançados
Volatility and Correlation: The Perfect Hedger and the Fox (Wiley
Finance) by Riccardo Rebonato
e o melhor de todos -
Interest Rate Models - Theory and Practice: With Smile, Inflation and
Credit (Springer Finance) - Damiano Brigo, Fabio Mercurio

segunda-feira, junho 04, 2007

Mestre

Reservei a madrugada do sábado para me reencontrar com este clássico "Once Upon a Time in the West" dirigido por Sérgio Leone. Este filme está entre os meus 10 filmes favoritos. Os 30 primeiros minutos já valeriam o filme, mas ele fica cada vez melhor. Leone é um dos pais do moderno cinema - a violência, os closes, a trilha sonora, o sarcasmo, a ambiguidade dos personagens são criações deste cara. Por exemplo Kill Bill é uma homenagem descarada ao Sérgio Leone, e é explicitamente homenageado em Kill Bill II. Os imperdoáveis também é dedicado a "Sérgio".
Dança com a morte.
Os personagens deste filme mostram todo o poder da obra de Sérgio Leone. Henry Fonda é o bandido mais cruel de toda a história do cinema. Cláudia Cardinalle é uma das mais belas mulheres do cinema. E finalmente - Charles Bronson. Esse cara esteve em alguns dos filmes mais fortes do cinema - esse, Os Doze Condenados, Lutador de Rua. É um símbolo.
Todos os demais westerns do Sérgio Leone são obras primas. Mas este é o mais belo de todos.

sexta-feira, junho 01, 2007

Acidente Acadêmico


Estou com medo que essa pilha de livros desabe em mim. Do tamanho que ela está pode levar junto todo o quarto andar aqui do Ibmec.

bateria

A minha bateria está meio fraca nessa semana. Duas semanas acordando mais cedo ainda e dormindo menos de 5 horas por noite não ajudam muito nisso. Mas consegui ler toda a literatura de volatilidade realizada e de wavelets que estava querendo ler, e ainda estudar mais um pouco de processos estocásticos e probabilidade. Lutando bastante com o livro do Rogers e Williams.