domingo, janeiro 28, 2007

Lo-Fi Photos

Meu amigo Cristiano escreveu um post no seu blog ( http://cgdd.blogspot.com/2007/01/imagem.html) sobre fotografias analógicase ilustrada cm uma foto sensacional. Atualmente só tiro fotos digitais com meu celular, já que minha digital quebrou e não tenho a menor vontade de comprar outra.
Máquinas digitais são de certa forma uma maldição, já que permitem que qualquer instante seja retratado sem custo - o que quer dizer que o fotógrafo não precisa pensar se o que ele quer retratar realmente vale ser retratado. Em geral a maioria das fotos digitais só são uma imagem extremamente bem cuidada de algo que não interessa a ninguém. O que tem de fotolog com foto de gatinho, brinquedinho e gente manipulada digitalmente confirma isso.
Eu atualmente uso uma máquina reflex Zenit 12 xs com o fotômetro desligado. Quem conhece essa maquina sabe que ela é um tanque russo - barata, com poucos recursos, mas quase indestrutível e confiável. Assim não tenho frescura de levar a máquina para qualquer canto sem pensar. A frescura da maioria das pessoas com sua maquininha digital é extremamente irritante.
Outra aventura é brincar com a exposição e a abertura - e ter que esperar a revelação para saber o resultado. Uma diversão é brincar com fotos noturnas com exposição longa e lógico sem flash. O botão de exposição nas configurações 30-x e B (controle manual) são uma fonte de aventura e recompensa.
Máquinas analógicas nos mostram o que existe de melhor em uma foto e na vida - imperfeições. São as imperfeições que valorizam o que existe de belo em um foto. Me mostre uma pessoa perfeitinha e verei algo extremamente sem graça.

3 Comments:

Blogger Cristiano said...

Primeiramente, obrigado pela citação.
Belo texto este seu. Resumiu perfeitamente a real diversão de uma foto ao falar da exposição. Não dá para tirar fotos apenas apertando o botão. Das máquinas digitais, concordo contigo: elas, nas maos de idiotas, são o inferno. Tenho uns alunos que dão raiva das coisas que eles registram e querem corrigir no Photoshop.

4:10 PM  
Blogger José Elesbán said...

Amigo,
Cheguei aqui via Google, procurando máquinas Zenit 12 XS. Será que podes me ajudar? Recém adquiri uma. Percebi que há um compartimento de bateria (eu imagino que seja um compartimento de bateria) à esquerda do visor. Mas não sei que tipo de bateria, nem se o pólo positivo é para o lado da lente e o negativo para o lado do fotógrafo, ou vice-versa. Podes me responder?

5:10 PM  
Anonymous t. said...

ótimo texto! concordo plenamente com tuas palavras! :)

10:06 AM  

Postar um comentário

<< Home