terça-feira, outubro 24, 2006

Autores

Meu grande amigo Hank Chaninski (link ao lado) escreveu um texto inspirado em Kurt Vonnegut, mas comentando sobre outro herói nosso Charles Bukowski. Ao contrário do Hank, eu não tenho nenhum talento para escrever, mas ler é uma parte fundamental da minha
Eu não sei se é possível enumerar quais os melhores escritores. Para mim ao menos, existem épocas em que cada autor me afeta mais. Se eu posso listar meus autores favoritos, seriam aqueles que eu estou sempre relendo. Dá para fazer uma lista de alguns livros fundamentais para mim, mas hoje corro o risco de esquecer algum. Em outro dia, em outro estado da natureza eu lembro.
Acho que devo o prazer da literatura a duas bibliotecas - a primeira a biblioteca municipal de araraquara (ainda mais hoje, por um outro motivo), e principalmente a biblioteca do Colégio Duque de Caxias, aonde eu fiz o colegial (não sei como é chamado o colegial hoje).
Em particular nesta biblioteca existia (e espero que exista ainda) uma coleção com um livro de cada Prêmio Nobel de Literatura, e até aquela época este prêmio em era dado pelos méritos literários do autor e não pelas suas causas. Dessa lista lembro que li TS. Eliot, Bertrand Russel (um gigante e não tenho nenhum livro dele , falta imperdoável...), Hemingway, Winston Churchill, Steinbeck, Camus, Sartre, e além da lista do Nobel me lembro de Tolstoi (Acho que li Guerra e Paz em 3 dias - saudade do tempo em que eu era livre)
Acho que desta lista os que mais me marcaram foram Camus 'A Peste', e 'A Náusea' do Sartre. Depois destes acho que foram Orwell (a minha vacina contra o fascismo, socialismo e qualquer forma de imposição de pensamento) e Dostoievsky.
Sinceramente eu acho que devia se banido da espécie humana que não tenha lido Dostoievsky. Crime e Castigo talvez seja a obra mais influente, e Os Irmãos Karamazov o livro mais perturbador já escrito. Tanto que diziam que Os Irmãos Karamazov continha todo o mal existente na humanidade. Outra pancada veio com Notas do Subsolo. Acho que a primeira parte definiu toda a literatura posterior.
Depois desse vieram Hansum, Celine, Fante, etc. E foram outras pancadas. Fica pra próxima descrever estes.


1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Concordo com os dizeres. Bukowski é sobre luta do dia a dia. Serei sincero, acho que a melhor coisa que li em toda a vida foi James Joyce. O nome do livro é Dubliners. Também tem "A Morte de Ivan Ilicth" do Tolstoi que é foda. "Os Demonios" do Dostoievski é outro livro que tenho carinho. Comportamento idêntico para Ficções do Borges. Machado de Assis e Guimarães Rosa entram na lista porque é sempre bom ler algo muito bem escrito em nossa lingua. Sobre bibliotecas, era uma boa época quando frequentava a biblioteca municipal. Também me escondi muito na da PUCMG quando lá estudava. O acervo deles é bom. Sobre a biblioteca do colégio onde cursei, uma negação pois colégio particular elitista não tem biblioteca com o mínimo necessário para o desenvolvimento do aluno. É impressionante, mas como BH é mal servida de bibliotecas!

11:01 AM  

Postar um comentário

<< Home