terça-feira, julho 08, 2014

Novas Aquisições - Bayesian Non- and Semi-parametric Methods and Applications


Bayesian Non- and Semi-parametric Methods and Applications. Peter Rossi

Esse é o mais novo livro na série "The Econometric and Tinbergen Institutes Lectures", que já lançou outras monografias excelentes de Robert Engle, John Geweke, e Francis Diebold que eu já resenhei aqui. Nesse livro Rossi aborda métodos semi e não paramétricos em uma perspectiva Bayesiana, usando principalmente formulações baseadas em misturas de normais e processos e distribuições de Dirichlet, que são as formais mais usadas destes métodos em estimações Bayesianas.
O livro é uma excelente introdução a este tema, principalmente pela linguagem mais econométrica que estatística. Alem disso as aplicações são não triviais, como modelos de Variáveis Instrumentais e Random Coefficient Models.  Esse material complementa o outro ótimo livro do mesmo autor "Bayesian Statistics and Marketing",  Peter E. Rossi, Greg M. Allenby and Rob McCulloch.
Eu gostei em particular do cap 5 sobre Random Coefficient Models. A primeira vez que vi um seminário sobre o amplamente utilizado modelo BLP - Berry, Levinsohn e Pakes (1995) eu já havia pensado que ele era um modelo ideal  para uma estimação Bayesiana, enquanto que envolve algumas complicações computacionais na estimação usual que impedem generalizações. Nesse capitulo Rossi apresenta uma versão semiparamétrica do modelo de random coefficient logit que é bem interessante.