terça-feira, outubro 29, 2013

Artigo aceito para publicação - "Poverty Elasticity: A Note on a New Empirical Approach" - Review of Income and Wealth


O artigo "Poverty Elasticity: A Note on a New Empirical Approach", Erik Alencar Figueiredo e Márcio Laurini, foi aceito para publicação no Review of Income and Wealth.

É uma ótima notícia - primeiro por eu ter a honra de trabalhar com o Erik, que tem trabalhos muito relevantes nesta área de income inequality e temas afins. É sempre um grande aprendizado trabalhar com um dos grandes especialistas em um tema. Em segundo lugar por ser um ótimo journal - de cabeça lembro do artigo sobre informal section do José Scheinkman e Áureo de Paula que foi publicado lá.
Pena que dou aula amanhã cedo, senão a festa seria boa hoje.


5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabéns! Um dos editores desse journal (que é um brasileiro) esteve em São Paulo este ano (acho que foi no primeiro semestre).
Abs.,
Diogo.

2:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Também os parabenizo por tal feito, embora eu ainda não entenda boa parte do que foi escrito por vocês.

Aproveito o ensejo, caro Márcio Laurini, para pedir-lhe um conselho para alguém que deseja se enveredar academicamente pela econometria, a saber, o que é mais aconselhável nesse sentido: curso Estatística ou Ciências Econômicas como você? É melhor sedimentar os estudos com matemática avançada ou primeiro ater-se aos conceitos econômicos para depois ir à matemática?

Atenciosamente,

Roberto U.

7:47 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Roberto

Eu tenho graduação e mestrado em economia, e doutorado em estatística. O curso de graduação em estatística usual não aborda alguns temas importantes em econometria, e assim a formação em economia é bastante útil.
No entanto a formação usual em economia é muito limitada em métodos matemáticos e a própria formação em estatistica é muito centrada em regressão, o que também é uma grande limitação.
O que imagino que seja o melhor dos mundos: fazer uma graduação em economia em um bom centro, e ao mesmo tempo complementar a formação fazendo matérias na matemática e na estatística. Dai acho que o passo seguinte seria algo como um mestrado em estatística/doutorado em economia/econometria. Isso seria o procedimento padrão e um PhD focando em econometria feito em Berkeley, Illinois, etc.
Não sei qual seu estágio atual, mas o mais importante é solidificar suas base matemática/estatística se quer trabalhar com econometria teórica e mesmo métodos computacionais.
Um excelente guia são as recomendações do Thomas Sargent:
https://files.nyu.edu/ts43/public/math_courses.html

[]s

11:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Márcio,

Obrigado pelo conselho e pelo link sugerido.

Infelizmente, os cursos de Ciências Econômicas no Brasil não incluem Cálculo I, II ou III, mas sim elementos em Economia Matemática I, II e/ou III. Talvez seja preciso que eu aprofunde mais esses estudos por conta própria. Parece que a EPGE inclui os "Cálculos" na grade curricular, mas não tenho condições de estudar lá. Enfim, o bom foi ter sua opinião e agora posso tentar seguir um caminho que me leve a econometria. Rsrsrs.

Só uma pergunta adicional: você sabia que a geometria diferencial tem aplicação econômica? Impressionante.

Roberto U.

8:26 PM  
Blogger Márcio Laurini said...

Roberto

De qualquer forma, quem vai determinar sua formação é você. Entendendo as necessidades e corrento atrás você chega lá.
Eu conheço algumas aplicações de geometria diferencial em econometria. Ela pode ser usada através da generalização do conceito de curvatura de estimadores. No livro do Tanigushi e Kazikawa, Asymptotic Theory of Statistical Inference for Time Series, eles discutem bem esse conceito. Mas é um livro bem avançado.

[]s

Márcio

8:34 PM  

Postar um comentário

<< Home