quinta-feira, novembro 08, 2012

Novas Aquisições - All of Statistics

All of Statistics - A Concise Course in Statistical Inference

Vou ministrar o curso de verão de Estatística no programa de Pós-Graduação da Fea-RP neste semestre, e por isso venho quebrando a cabeça para montar um curso que seja uma introdução adequada aos temas mais importantes em estimação e testes de hipóteses. Como é um curso mais curto, existe um trade-off entre a profundidade e a amplitude de temas abordados. Normalmente um curso desses deixa de fora métodos de bootstrap, decisão, métodos não-paramétricos e outros métodos que são muito úteis em aplicações. 
A proposta do livro do Wasserman é de um curso amplo sobre inferência estatística (All of Statistics), usando capítulos bem curtos sobre cada assunto. E efetivamente o livro cobre uma gama ampla de assuntos, que são apresentados de forma muito didática e clara.
Mas essa abordagem rápida tem seus problemas, como esperado. Algumas colocações são um tanto imprecisas, e por isso criam problemas de interpretação.  O mais conhecido é o notório e interminável debate sobre um dos exemplos do livro - o exemplo de Robins-Ritov, sobre propriedades de estimadores de Bayes em problemas de dimensão elevada, entre Wasserman e Chris Sims. (aqui e aqui). Logo em seguida no livro há um discussão sobre a estimação de constantes de normalização que também gerou outro debate.
Mas de forma geral o livro atinge seu objetivo, e é uma introdução efetiva aos métodos modernos de inferência estatística.

3 Comments:

Blogger Gustavo S. Cortes said...

Legal saber disso. Vou tentar assistir o seu curso.

[]s
Gustavo.

12:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Legal. Eu gostaria de assistir sim.
Para ser sincero, o melhor livro de Estatística que já vi foi o Casella e Berger. Já vi outros, mas sempre caio nesse.Algum que seria da sua preferência?
Já vi Ramanatan, etc.
Vc vai usar o livro "All of Statistics" no curso de verão?
Abs.,
Diogo.

6:01 PM  
Blogger J. Chevitarese said...

Márcio,

Esse livro é factível para alunos de graduação? Eu perguntaria sobre seu curso, no entanto não estarei no Brasil nesse verão =/

Abraço,
Jamil

3:21 PM  

Postar um comentário

<< Home