quarta-feira, junho 29, 2011

Conferência de Estatística Indutiva

Conferência de Estatística Indutiva

1 a 3 de Setembro de 2011
UFSCar, São Carlos, SP

O objetivo do evento é a divulgação para a comunidade estatística e seus colaboradores, das atividades de pesquisadores, acadêmicos e profissionais que fazem das ferramentas estatísticas indutivas instrumento de trabalho.

É grande o reconhecimento da comunidade científica em geral da importância do uso de métodos estatísticos para realização de suas pesquisas. Neste seminário damos ênfase aos métodos aplicados da estatística, bem como os seus fundamentos. São discutidos os fundamentos da estatística e a aplicação adequada dos mesmos.

O interesse pelos fundamentos da estatística indutiva vem crescendo na mesma medida do considerável aumento das alternativas metodológicas denominadas Bayesianas. O cientista é obrigado a lidar com a escolha cada vez mais difícil do método mais adequado para aplicar em seu problema. O exame e a discussão sobre os fundamentos evitam a mera aplicação ad–hoc dos métodos estatísticos pela comunidade científica.

Neste evento prestaremos uma homeagem ao Prof. Carlos Alberto de Bragança Pereira. Carlinhos, como é conhecido, dedicou grande parte de sua carreira ao estudo de métodos indutivos e sempre defendeu o uso correto das técnicas estatísticas. Sempre ressaltou a importância do correto uso das técnicas estatísticas baseado nas teorias e fundamentos estatísticos. Participou da formação do departamento de estatística do IME–USP, direcionando os alunos de pós–graduação na formação Bayesiana.


Organização
Comite Organizador:
Adriano Polpo (UFSCar)
Julio Stern (IME–USP)
Marcelo Lauretto (EACH–USP)
Márcio Alves Diniz (UFSCar)
Teresa Cristina Martins Dias (UFSCar)

Comite Executivo:
Lourdes Netto (IME–USP)
Sylvia Regian A. Takahashi (IME–USP)