quinta-feira, agosto 06, 2009

Eu já sabia

For Today’s Graduate, Just One Word: Statistics

(dica vista no Moral Hazard)

Não é a toa que fui fazer o doutorado em estatística. Mas o ponto principal da matéria, e a grande vantagem das metodologias estatísticas em relação ao que é normalmente utilizado em econometria, é o uso de técnicas que permitem explorar quantidades massivas de dados. Nisso os economistas estão engatinhando (rodar modelo linear na pnad é brincadeirinha de criança, sem chance), enquanto que na estatística esse é um tema de pesquisa fundamental.
Além de toda a parte de data mining que o artigo aborda, outro tópico fundamental em estatística são as aplicações em bioestatística, em especial sequenciamento de DNA. Este problema envolve descobrir relações significantes com bilhões de combinações possível, e com isso as técnicas usuais não funcionam bem e levam a um número enorme de falsos positivos, o que leva a necessidade de toda uma teoria assintótica muito mais sofisticada.
Outro problema é que economistas em geral não gostam de coisas sofisticadas. Preferem uma solução aproximada, simples e ineficiente a uma solução sofisticada e eficiente. Isso é ok para entender os problemas básicos e tentar obter soluções analíticas, mas em muitos casos é uma solução pobre e o problema continua resolvido de forma inadequada.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

márcio, às vezes a solução mais simples é a mais eficiente...no sentido de demandar menos recursos - financeiros, tecnológicos, teóricos - para chegar a um resultado um pouco pior do que uma solução mais sofisticada e que demanda muito mais recursos.

11:57 PM  

Postar um comentário

<< Home