segunda-feira, abril 02, 2007

emulando

Respondendo a pergunta sobre o uso do Eviews no Linux. Para conseguir rodar o Eviews no linux a solução fácil é usar o wine:
http://www.winehq.com/

"Wine is an Open Source implementation of the Windows API on top of X and Unix.

Think of Wine as a compatibility layer for running Windows programs. Wine does not require Microsoft Windows, as it is a completely free alternative implementation of the Windows API consisting of 100% non-Microsoft code, however Wine can optionally use native Windows DLLs if they are available. Wine provides both a development toolkit for porting Windows source code to Unix as well as a program loader, allowing many unmodified Windows programs to run on x86-based Unixes, including Linux, FreeBSD, Mac OS X, and Solaris."

depois de instalado o wine, para rodar o Eviews (ou outro programa windows)
wine EViews5.exe

aonde o eviews deve estar em uma pasta normal com a instalação, podendo ser inclusive um disco de rede, que foi a forma que eu uso. É possível também instalar o programa, a mudança é que vc rodaria wine instalador.exe.

Bem simples.



1 Comments:

Blogger Cristiano said...

Valeu!

Com sua dica, tentaremos instalar algo no Linux que provavelmente explodirá com a máquina: o Adobe Preimiere Pro 2.0. Caso rode, bom, caso rode, o sistema vai ser todo em Linux e aposento o Windows em definitivo.

Sobre Camus, belo texto, embora seja contário a idéia de suicidio como único problema filosofico. Sei lá, Deus pode não existir e somos meros animais cuja unica função real é reproduzir e passar aos filhos o que aprendemos. Este é o conceito de imortalidade: a trasmissão de conhecimento entre gerações. Logo, o problema filosofico é ter filho ou não. Caso a pessoa não os queira, a vida perde o sentido biológico.

7:54 AM  

Postar um comentário

<< Home