Mini-Curso - Novas metodologias na estimação de modelos de Volatilidade Estocástica
MC2: “Novas metodologias na estimação de modelos de Volatilidade Estocástica”
Márcio P. Laurini (IBMEC, Brasil)
Objetivos:
O objetivo do mini-curso é introduzir novas metodologias na estimação de modelos de Volatilidade Estocástica, sob abordagens clássicas e bayesianas, através de uma introdução teórica a cada nova metodologia, bem como implementações práticas utilizando o software R. O mini-curso consiste de duas partes - a primeira parte é uma introdução aos métodos clássicos baseados no uso de momentos generalizados através de expansões polinomiais e o uso de métodos baseados em Verossimilhança Empírica Generalizada. Estas generalizações permitem estimações eficientes e robustas do modelo de Volatilidade Estocástica em formulações em tempo discreto e tempo contínuo.
A estimação Bayesiana do modelo de Volatilidade Estocástica é apresentada pelo uso de métodos baseados em Markov Chain Monte Carlo, mostrando as propriedades e vantagens desta metodologia, bem como suas limitações. A seguir apresentamos o uso de aproximações analíticas baseadas na metodologia INLA (Integrated Nested Laplace Approximations) na estimação de modelos de Volatilidade Estocástica, mostrando as vantagens desta metodologia em comparação com o uso de métodos baseados em simulação como Markov Chain Monte Carlo.
Público e pré requisitos básicos:
O nível do mini-curso é adequado a estudantes avançados em final de graduação, bem como a alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados na estimação de modelos de Volatilidade Estocástica. Os pré-requisitos básicos são uma formação básica em modelos de séries temporais, abordando a estimação de modelos da classe ARMA e modelos dinâmicos em espaço de estado, utilizando metodologias clássicas e bayesianas.
Tópicos:
Primeira Parte
- Introdução ao modelo de Volatilidade Estocástica. Formulação em Espaço de Estado
- Estimação do modelo SV através de Quasi-Máxima Verossimilhança Através do Filtro de Kalman
- Condições de Momentos do Modelo de Volatilidade Estocástica. Métodos de Momentos Generalizados.
- Verossimilhança Empírica Generalizada e suas extensões.
- Representação do modelo de Volatilidade Estocástica em tempo discreto e tempo contínuo usando expansões polinomiais.
- Condições de momentos derivadas de expansões polinomiais e seu uso na estimação pelo método de Momentos Generalizados e Verossimilhança Empírica Generalizada.
Segunda Parte
- Estimação Bayesiana utilizando Markov Chain Monte Carlo. Aproximações usando linearizações do modelo de Volatilidade Estocástica e formulações exatas.
- Limitações da estimação utilizando MCMC. Problemas de convergência e precisão.
- Estimação Bayesiana utilizando INLA (Integrated Nested Laplace Approximations).
- Estimação de modelos de Volatilidade Estocástica usando a metodologia INLA.
- Generalizações para distribuições não Gaussianas.
1 Comments:
Tentarei participar do curso professor.
Hoje vendo sua lista de artigos encontrei alguns que são muito úteis para mim, pois TUDO que penso fazer o Sr já escreveu algo.
Chega a ser engraçado, pois quando tenho vontade de escrever algum artigo, seja para alguma disciplina ou para algo mais elaborado, encontro algo já feito pelo Sr.
Parabéns pelo trabalho de sempre.
Postar um comentário
<< Home